Missão Capuchinha 2019 será realizada de 20 a 27 de outubro em Duque de Caxias

Na Basílica de São Sebastião, no Rio, teve início o Curso de Formação Missionária, aberto a todos, para preparar os interessados para as Santas Semanas Populares Capuchinhas

cartaz santas missões 2Por Emilton Rocha / Pascom

A Província Nossa Senhora dos Anjos, que abrange o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais, estará realizando de 20 a 27 de outubro a versão 2019 das Santas Semanas Populares Capuchinhas, um projeto que acontece a cada dois ou três anos. Este ano o evento ocorrerá na Paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias (RJ), cujo pároco, Frei Jorge Luiz de Oliveira, explica como estão os preparativos para a ocasião:

– Nós estamos há quase dois anos organizando toda a programação para recebermos os missionários, religiosos e religiosas, sacerdotes e missionários leigos que virão das nossas fraternidades dos três estados.

“Já estamos em fase final dos preparativos, encerrando a pré missão, ou seja, o mapeamento a uma primeira visita para a organização ter ideia de quantas famílias em cada rua, em cada espaço, em cada bairro do distrito de Santa Cruz da Serra que estaremos visitando durante a semana. A Santa Semana Popular Capuchinha terá enfoque maior especificamente da quinta-feira (24 de outubro) até o sábado (26), sendo que no domingo (27), estaremos encerrando esse grande evento de toda a província juntamente com a Paróquia de Santa Cruz, às 11h da manhã, com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos” – informa o frade.

frei jorge matéria
Frei Jorge de Oliveira, pároco da Paróquia Santa Cruz

O objetivo principal do projeto da província Nossa Senhora dos Anjos é levar às famílias uma proposta de paz a partir do projeto franciscano. Tanto é que o tema da missão denomina-se “Francisco e Clara: Igreja em saída, semeando a paz nas famílias”. Ou seja, é a Igreja colocando em prática aquilo que o Papa Francisco nos pede: “A Igreja em saída, a Igreja em missão”.

A Missão estará sendo aberta no dia 20 de outubro, quando várias pessoas, no decorrer da semana, já estarão se dirigindo à Paróquia Santa Cruz, ocasião em que estarão sendo feitas as visitas – primeiramente aos enfermos –, idosos, pessoas em bairros afastados,  comércio, escolas; tudo de forma planejada como já está acontecendo. O trabalho maior acontece de quinta-feira até o domingo, dia do encerramento.

No Santuário Basílica de São Sebastião, no Rio, teve início na segunda-feira, 2 de setembro, o Curso de Formação Missionária, aberto a todos, cujo objetivo é preparar os interessados para a missão capuchinha. Os encontros acontecem às segundas-feiras, às 19h30, no Salão Frei Nemésio e deve durar até a semana anterior ao início da Semana Popular Capuchinha.

Há mais de 20 anos essas missões são realizadas, acontecendo em quase todas as fraternidades, faltando apenas Teresópolis e Duque de Caxias, quando se completa o ciclo que já vem de algumas décadas em que são realizadas as santas missões capuchinhas.

Artigo anteriorPor que celebramos em setembro o mês da Bíblia?
Próximo artigoDom Orani: primeiro cardeal a entrar para a Academia Carioca de Letras