Missa de Cinzas marca o início da Quaresma na Arquidiocese do Rio

Capa_Missa_de_Cinzas_2013_5_13022013225147

Quarta-Feira de Cinzas

Quaresma: 10 de fevereiro a 20 de março

Na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, a Igreja iniciou o período da Quaresma, tempo litúrgico de 40 dias, marcado pelo chamado à conversão, ao jejum e a penitência. O arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Missa de Cinzas, às 18h, na Catedral Metropolitana, no Centro.

Na celebração, após a homilia, o Cardeal e os bispos auxiliares marcaram a fronte dos fiéis e clérigos com as cinzas, sinalizando uma cruz e proferindo as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. As cinzas, utilizadas no ritual, provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

De acordo com Dom Orani, “este é o tempo favorável para a experiência da reconciliação, do perdão e da misericórdia de Deus”.

A Catedral Metropolitana de São Sebastião fica na Avenida Chile, 245, no Centro.

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro / Foto: Arquivo

Artigo anteriorO adeus a Frei Nemésio Bernardi