Madri se torna a Capital Mundial do Franciscanismo

Por alguns dias a capital da Espanha é também a capital mundial da Família Franciscana

868068e9e17292ba9418e6d7721394d3
Franciscanos: Congresso se realizará nos dias 22, 23 e 24 de maio, em El Pardo, Madri

Por Capuchinhos do Brasil

Pela primeira vez na história, convocada pelo Sétimo Congresso da Escola de Estudos Franciscanos (ESEF), Ministros Gerais dos Frades Menores, Conventuais e Capuchinhos se reunirão durante três dias para falar sobre a unidade. Como antecipamos, o Congresso se realizará nos dias 22, 23 e 24 de maio, em El Pardo, Madri e também contará com a presença do Ministro Geral da Ordem Franciscana Secular.

Na quarta-feira, no final do Congresso, está prevista a assinatura de um documento conjunto, como resultado da reunião.

A programação da Reunião:

Segunda-feira, 22 maio

16:00 horas. Acolhida dos participantes.

18:00 h. Abertura do Congresso.

18:30 h. Fraternidade Franciscana: Um tesouro comum. Marco Tasca. Mingen OFMConv.

19:45 h. As boas relações, fundamento da vida comum. Francesc Torralba, filósofo e teólogo.

22:00. área de jogo.

Terça-feira, maio 23

Às 10:00 horas. Comunhão eclesial: Berço da fraternidade. Michael Perry, OFM, Ministro Geral.

11:30. Descanso.

0:00. A Igreja dos pobres, a Igreja de menores. Sebastián Mora, Secretário Geral da Caritas espanhola.

15:30 h. O apostolado da Fraternidade. Mauro Jöhri, OFMCap, Ministro Geral.

17:00 h. Fraternidade e secularismo em um mundo multicultural. Luis Maria Cifuentes Perez, filósofo.

18:30 h. Descanso.

19:00 h. “San The Flowers of St. Francis” Diálogos com Rafael Álvarez, “El Brujo”.

22:00. momento lúdico.

Às 10:00. Mesa Redonda: Estradas Fraternidade.

Para novos projetos inter-franciscanas na Península Ibérica. Juan Carlos Moyá, OFM, Presidente da Federação Interfranciscana

Franciscanos para novos projetos na Europa, Joaquín Agesta. OFMConv Conselheiro Geral e Giovanni Palleva, OFMConv

Para a nova Universidade Franciscana em Roma. Mary Melone e Luca Bianchi, P.U. reitor Antonianum e cadeiras I.F.S.

11:30. Descanso.

0:00. “Documento de Madrid”.

0:00. O trabalho em grupo.

13:00. Pooling e aprovação.

Outras atividades em Madri:

Enquanto isso Tibor Kauser, Geral dos Franciscanos Seculares (SFO), vai se reunir com os irmãos e irmãs em Madrid, Quarta-feira 24, às 19: 30hs, na Basílica de San Francisco el Grande. Este encontro também é aberto a todos os irmãos SFO para que eles possam conversar e trocar idéias com o Ministro Geral.

O sentido do Congresso

Como indicado no site da ESEF, este Congresso não tem outro objetivo senão se aprofundar nosso ser irmãos. Francisco de Asís repetido com vigor o que foi gravado para sempre na Regra: “Todos, sem exceção, são Frades Menores” (1 R 6,3). Ele nos diria hoje com a garantia de que tendo passado momentos de desacordo, temos mais chances do que nunca para andar na direção da fraternidade, unidos por ele.

Oremos pelos frutos da reunião!

Paz e bem!

Artigo anteriorSantuário prepara o 23º Encontro de Casais com Cristo
Próximo artigoNeste domingo, 20 de agosto, venha receber a imagem peregrina do Círio de Nazaré em nossa Basílica