Jogos Olímpicos Rio 2016: Cardeal Tempesta recebe Ministro do Esporte

Picciani: “Teremos pela primeira vez na história uma delegação de refugiados”

Na última quarta-feira, 25 de maio, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participou de um encontro com o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, em seu gabinete, no Edifício João Paulo II, na Glória. Durante o encontro foram discutidos projetos sociais e propostas para as Olimpíadas 2016.

_DSC8128_27052016100939

Picciani aproveitou para conceder entrevista à Rádio Catedral FM 106,7, em que falou sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A integração dos povos e a segurança do evento foram cruciais no debate promovido ao vivo. Durante o programa, Leonardo Picciani aproveitou para anunciar uma das novidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016:

“As Olimpíadas vão muito além do esporte. São fatores de busca pela paz, do combate ao racismo, dos exemplos de superação. É um evento que traz bons exemplos. Teremos pela primeira vez na história uma delegação de refugiados. Eles vão competir sob a bandeira do COI (Comitê Olímpico Internacional)”, disse Picciani.

>> Clique e ouça a entrevista na íntegra

Plano inclinado no Cristo Redentor

Já no encontro com representantes da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, um dos focos foi o projeto de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção de plano inclinado no Cristo Redentor.

Atualmente, há um trecho onde apenas funciona escada rolante, o que impede a mobilidade de cadeirantes. “Não queremos que os atletas paralímpicos sejam levados no colo”, explicou o vigário episcopal para a Comunicação Social e Cultura Arquidiocese do Rio, cônego Marcos William Bernardo.

Parceria da Igreja Católica com Ministério do Esporte

Responsável pelo Cristo Redentor, a Arquidiocese do Rio convidou o Ministério do Esporte para que possa contar com o selo do projeto “Amigos do Cristo Redentor”, benefício conferido a poucas entidades e empresas. Atualmente existe uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Igreja no Rio para manutenção do monumento.

Delegações olímpicas conhecerão Cristo Redentor

Como algumas delegações olímpicas têm buscado a Igreja para saber sobre visita ao Cristo Redentor, a entidade religiosa encaminhou essa demanda ao Ministério do Esporte.

“Quem tem que recebê-las e levá-las lá em cima é o ministro. Mais do que o Turismo, ali é a figura do esporte olímpico”, afirmou o cônego Marcos William.

Fonte: Arqui Rio – Arquidiocese de São Sebastião

Artigo anteriorSucessão Apostólica – conheça a lista de todos os Papas