Igreja no Brasil celebra Corpus Christi

Montagem CorpusChristi2015 300x300

Corpus Christi é celebrado em todo o país

Com texto da CNBB | Fotos: CNBB e Emilton Rocha

Em todo o país, dioceses e paróquias preparam nesta quinta-feira, 4 de junho, as celebrações e os tradicionais tapetes de pó de serra e sal coloridos. Trata-se da solenidade de Corpus Christi.  “É a festa da Eucaristia, que celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.

A origem da festa remete à devoção eucarística iniciada na França e na Bélgica, antes do século XII. Ligada à piedade do povo cristão, a solenidade também é lembrada pela influência das visões da monja agostiniana belga, Juliana de Cornillon, que mostravam o anseio de Cristo para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Tais visões foram decisivas para o papa Urbano IV que, em agosto de 1264, publicou a bula Transiturus de hoc mundo. O documento determinou a celebração de Corpus Christi na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade. O Concílio Vaticano II vinculou a celebração ao mistério pascal de Jesus Cristo, dando novo significado à festividade.

Segundo dom Leonardo Steiner, a solenidade de Corpus Christi é marcada por celebrações, procissão e o enfeite das ruas. “Mas o sinal mais significativo é  a reverência a Cristo que por amor de nós fez-se pão repartido”, afirma.

Procissão

Com rito solene e cânticos, a procissão, segundo dom Leonardo Steiner, é a presença visibilizada de Jesus nas ruas e nas cidades. “Como expressão de nossa reverência e admiração, enfeitamos as ruas e lugares por onde Ele passará”, acrescenta.

A orientação da Igreja é para que a procissão aconteça após a celebração eucarística. Durante o percurso, de acordo com o costume, podem ser concedidas bênçãos eucarísticas em estações.

Tapetes

A tradição dos tapetes que ornamentam a solenidade de Corpus Christi no Brasil tem origem nos imigrantes açorianos, provenientes do arquipélago dos Açores, em Portugal. O Barroco, manifestação artística do século XVII, enriqueceu a festa com suas características e, desde a época colonial, uma profusão de cores, a música e expressões de grandeza marcam a festa.

Rio de Janeiro

DSCN2011a

Com o tema “Eucaristia, alimento para a esperança”, a arquidiocese do Rio Janeiro (RJ) preparou uma programação que terá início com a concentração na Igreja da Candelária, no Centro, às 15h30, quando os fiéis celebrarão as Vésperas e, em seguida, a procissão sairá em direção à Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile. Já na Catedral, o arcebispo metropolitano, cardeal Orani João Tempesta, dará a bênção do Santíssimo Sacramento e, logo após, presidirá a missa.

No Santuário de São Sebastião – Frades Capuchinhos muitos fiéis compareceram às 9h da manhã para a Missa Solene alusiva à data, celebrada pelo pároco Frei Arles de Jesus (fotos acima e ao final).

A data que significa “Corpo de Cristo” celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. É o dia em que os fiéis tradicionalmente confeccionam tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais pelas ruas onde o padre passará com o Santíssimo Sacramento. A festa de Corpus Christi é feita na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Também em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste Sacramento. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

DSCN1988a

Artigo anteriorCristo é eleito o ponto turístico mais bem avaliado do país
Próximo artigoVem aí o 54º Curso de Canto Pastoral