Igreja no Brasil celebra a partir de domingo a Semana Nacional da Família

“Rezemos pelas famílias para que graças a uma vida de amor se tornem cada vez mais laboratórios de humanização” – Papa Francisco

Familia_Istockphotocom_10122018

Com informações de ACI Digital e Pastoral Familiar (Capuchinhos RJ)

Tem início no próximo domingo, 11 de agosto, quando é celebrado o Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família, que neste ano tem como tema “A família, como vai?”.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de um evento anual, que já faz parte do calendário das diversas dioceses e paróquias do país.

Esta iniciativa teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente na sociedade. É realizada sempre na segunda semana de agosto, mês vocacional, tendo início com o Dia dos Pais e o domingo em que a Igreja no país celebra a vocação matrimonial.

Conforme assinala o site da CNPF, com o tema deste ano, busca-se “indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade”.

Para o assessor nacional da Comissão Vida e Família, Padre Jorge Alves Filho, esta pergunta, “A família, como vai?”, continua sendo “também para a Igreja um desafio não só por causa da complexidade que responder a ela envolve, mas principalmente porque também o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família que, não deixou de ser a célula da sociedade”.

O próprio Papa Francisco, em diversas ocasiões, tem manifestado seu apoio e oração pelas famílias. Neste mês de agosto, por exemplo, em seu vídeo de intenções de orações, pediu que se reze pelas famílias.

“Rezemos pelas famílias para que graças a uma vida de amor se tornem cada vez mais laboratórios de humanização”, exortou o Santo Padre, pedindo também que “cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã, são espaços de liberdade, são centros de humanidade”.

Além disso, o Pontífice, inclusive, já convocou um Sínodo Extraordinário e um Sínodo Ordinário sobre a família, que resultaram na exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia.

Ao final deste documento, o Santo Padre deixou a seguinte oração à Sagrada Família de Nazaré, que pode ser rezada por todas as famílias:

Jesus, Maria e José, / em Vós contemplamos / o esplendor do verdadeiro amor, confiantes, a Vós nos consagramos. / Sagrada Família de Nazaré, / tornai também as nossas famílias / lugares de comunhão e cenáculos de oração, / autênticas escolas do Evangelho / e pequenas igrejas domésticas. / Sagrada Família de Nazaré, / que nunca mais haja nas famílias / episódios de violência, de fechamento e divisão; / e quem tiver sido ferido ou escandalizado / seja rapidamente consolado e curado. / Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes / do caráter sagrado e inviolável da família, / da sua beleza no projeto de Deus. / Jesus, Maria e José, / ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. / Amém.

A programação da Semana Nacional da Família no Santuário Basílica de São Sebastião

No Santuário Basílica de São Sebastião, a abertura da Semana Nacional da Família (“A família, como vai?”) que começa neste domingo, 11 de agosto (Dia dos Pais), será feita durante as missas do dia: às 7h, 8h30, 11h30, 18h e 19h30. Na terça-feira, 13, será exibido o filme “Buscando“, no ‘Cine Pipoca’, às 19h30. É a história de David Kim, um homem que se desespera quando sua filha de 16 anos desaparece e as investigações policiais não levam a lugar nenhum. Decidido a descobrir o paradeiro da garota, ele usa o computador da menina para vasculhar suas fotos e vídeos em busca de pistas. Vale a pena assistir.

famíliaQuinta-feira, 15, às 20h, será realizado o “Terço das Famílias”, que terá a participação dos homens do Terço e do Padre Aldo de Souto Santos, vigário episcopal do Vicariato Norte. Será transmitido ao vivo pela Rádio Catedral. Participe com a família.

No sábado, 17, a partir das 20h, é a vez do grande show com Padre Omar, no Club Municipal. Terá a participação da escola de Samba Estácio de Sá e sorteio de uma TV de 42″ e R$ 1.500,00 em dinheiro para os sortudos. Os ingressos já estão à venda na Secretaria da Basílica (Tel.: 2204-7900), em horário comercial; com representantes das pastorais; e ao final das missas, ao preço de R$ 40,00 (ou 3 unidades por R$ 100,00).

E no domingo, 18, um gostoso almoço partilhado será servido às 13h para as famílias capuchinhas que farão uma confraternização no Salão Frei Nemésio.

Artigo anteriorEstes santos do mês de agosto têm muitas coisas em comum
Próximo artigoA história da Assunção e por que é um dia de preceito em muitos países