Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, rezemos por todos os que sofrem com a doença

Vela_FlickrWebhamsterCC-BY-2.0_301115Neste dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma doença que continua matando muitas pessoas. A Igreja Católica é a instituição que mais se preocupa pelas vítimas, atendendo um de cada quatro doentes no mundo inteiro.

Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS, em inglês), 38 milhões de pessoas viviam com o HIV em 2019 em todo o mundo. Ou seja, pessoas que têm o vírus, mas que ainda não desenvolveram a doenças e para os quais é importante o uso dos antirretrovirais.

Nesse mesmo ano, 1,7 milhão de pessoas contraíram a infecção do HIV. Por outro lado, 690 mil faleceram por causa de doenças relacionadas com a Aids, frente aos 1,7 milhão de 2004 e os 1,2 milhão de 2010. Desde que começou a epidemia, 75,7 milhões de pessoas contraíram a infecção do HIV e 32,7 milhões faleceram.

Ação da Igreja Católica

Ao contrário de muitos organismos e instituições que propõem métodos anticoncepcionais, como o uso do preservativo (camisinha) para impedir o Aids, a Igreja destaca que a fidelidade dos esposos e a castidade até o matrimônio é a forma mais segura para evitar todo tipo de doença de transmissão sexual.

As principais instituições católicas que atendem pacientes com HIV/Aids são Cáritas Internacional e Catholic Relief Services (CRS).

Desde 1987, a Cáritas oferece apoio médico, social, emocional e espiritual às pessoas que vivem com HIV e Aids. Sua campanha HAART, para crianças, promove o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV em mulheres e bebês. A campanha pressiona para obter programas de teste acessíveis e medicamentos adequados. Defende que todas as mulheres grávidas soropositivas recebam tratamento antirretroviral, cirurgia de cesariana e alternativas à amamentação quando isso for aconselhável e apropriado.

Por sua parte, CRS apoiou programas internacionais de HIV durante mais de 25 anos, quase desde o começo da pandemia. Seus programas abarcam todas as áreas de programação, incluída a atenção domiciliar, terapia antirretroviral, apoio ao tratamento, redução do estigma, prevenção e serviços integrais para crianças vulneráveis.

São João Paulo II, por motivo da Jornada Mundial do Doente em 2005, enviou uma mensagem ao mundo e recordou que para combater a Aids de forma responsável “é preciso aumentar sua prevenção mediante a educação no respeito ao valor sagrado da vida e a formação na prática correta da sexualidade”.

“Com efeito, se são muitas as infecções por contágio através do sangue, especialmente durante a gestação, infecções que devem ser combatidas com todos os meios, muito mais numerosas são as que se contraem por via sexual e que podem ser evitadas, sobretudo, mediante um comportamento responsável e a observância da virtude da castidade”, enfatizou.

Até 2010, do total de pessoas infectadas no mundo com o HIV/Aids, aproximadamente 25% era atendida por alguma instituição da Igreja Católica. Esta percentagem aumentava no caso da África, onde a Igreja cuidava de aproximadamente 50% dos afetados por este flagelo.

Nos últimos anos, com o impulso do Papa Francisco, esta ajuda caridosa e de amor ao próximo aumentou, o que converte a Igreja em uma das instituições mais importantes a nível mundial neste tema.

Por isso, neste dia especial de luta contra a Aids, unidos a milhares de cristãos, propomos a seguinte oração para que Deus dê fortaleza àqueles que sofrem desta doença.

Oração pelos doentes de Aids

Deus nosso Pai, escuta nossa oração por aqueles que são vítimas da Aids, aqueles que estão em perigo de morte. Concede-lhes o conforto de tua presença, faze com que eles procurem tua face, e encontrem a força em ti que és a fonte da vida. Senhor Jesus, escuta nossa oração por aqueles que acabaram de descobrir que estão contaminados pelo vírus HIV, mas que ainda não estão doentes. Recorda-lhes que eles têm ainda uma vida diante de si: faze com que eles encontrem em Ti a Vida, o Caminho e a Verdade. Espírito Santo de Deus, escuta nossas orações por aqueles que cuidam das pessoas doentes da Aids. Concede-lhes a certeza da presença do Pai e do amor de Jesus. Concede-lhes teu conforto, dá-lhes tua paz. Pai, nós te pedimos que todos nós escutemos teu apelo nestas circunstâncias, um apelo a ajudar os outros. Nós te pedimos que todos façam penitência de suas imoralidades e modelem suas vidas sobre os conselhos que nos dá a tua Palavra. Ajuda-nos a fim de que possamos viver de maneira responsável, pensando não unicamente em nós mesmos, mas também naqueles que estão ao nosso redor. Nós te pedimos pelos cientistas e médicos que trabalham na pesquisa em busca de um remédio para combater a Aids. Nós te pedimos por tua Igreja. Guia-nos a fim de que possamos dar teu conforto àqueles que necessitam de ser apoiados. Cumula nossos corações de tua compaixão para que os contaminados pela Aids tenham a certeza de que a Igreja os ajudará. Guia-nos a fim de que saibamos como ajudar aqueles que necessitam. Isso nós te pedimos porque tua misericórdia por nós é imensa.

Senhor da misericórdia, escuta nossa oração. Amém.

Fonte: ACI Digital

Artigo anteriorSanto do dia 30 de novembro / SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO