Hoje é a Solenidade da Santíssima Trindade, o mistério do amor de Deus

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em Si mesmo

santissima_trindade-038363A Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, três pessoas e um só Deus verdadeiro, é a Solenidade litúrgica que a Igreja universal celebra hoje.

Em 2013, para explicar a algumas crianças as três pessoas da Santíssima Trindade, o Papa Francisco lhes disse que “o Pai cria o mundo, Jesus nos salva e o que o Espírito Santo faz? Ele nos ama, nos dá o amor”.

O mistério da Trindade não pode ser precisamente entendido porque é um mistério. Santa Joana D’Arc afirmava que “Deus é tão grande que supera a nossa ciência”, portanto, supera o entendimento humano.

Em uma ocasião, Santo Agostinho caminhava pela praia, quando observou uma criança que fazia um buraco na areia. O santo perguntou ao menino o que pretendia fazer e ele respondeu que queria colocar toda a água do mar naquele buraco.

Santo Agostinho, admirado, disse: “Mas você não percebe que é impossível?”. O menino respondeu que “é mais possível colocar toda a água do mar neste buraco do que tentar colocar o mistério da Trindade em sua cabeça”.

O santo irlandês São Patrício, para explicar este mistério, comparava-o com um trevo. Dizia que cada folha é diferente, mas as três formam o trevo, e o mesmo acontece com Deus, onde cada pessoa é Deus e formam a Santíssima Trindade.

O que é a Santíssima Trindade?

No Brasil tem muita gente que gosta de fazer trilhas. Num passeio em grupo, aconteceu que, junto de alguns amigos, decidi acordar mais cedo para buscar a principal atração do local: uma cachoeira. Profunda decepção quando chegamos ao final do caminho: quatro metros de altura e uma queda de água que não fazia justiça ao nome de cachoeira. Depois disso, voltamos para encontrar o grupo, prestes a sair para a trilha. Parecíamos nos encaminhar para reencontrar a mesma decepção, dessa vez com o grupo inteiro.

trindadePara resumir a história, o guia nos levou dessa segunda vez pelo caminho certo (que não era tão “intuitivo” quanto pensamos mais cedo) e ficamos sem palavras na frente dessa maravilha de uns 20 metros e de um barulho ensurdecedor. As pedras que iam quebrando a queda da água geravam uma sensação de um ambiente paradisíaco.

Mais sobre a Santíssima Trindade

Pois bem, na nossa experiência da fé, às vezes achamos ter encontrado respostas suficientes, que experimentamos tudo o que havia para experimentar, que vivemos tudo o que havia para viver. Cabe lembrar que nem toda experiência de fé toca o mesmo mistério. Para alguns, é um sentimento forte que até faz vibrar; para outros uma ideia muito clara a respeito do sentido da vida; em outros casos, um encontro profundo na oração. Mas, na verdade, existe uma hierarquia das verdades da fé e precisamos ser guiados até ela, aliás, precisamos que ela venha como que “de fora” até nós.

Reze a oração à Santíssima Trindade

Voltando ao nosso tema, “o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em Si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé’ “. E para dizer mais, “toda a História da Salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia Consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado”*.

O que é a Trindade?

Com o Catecismo podemos afirmar sem medo que é “o mistério de Deus em Si mesmo” e, portanto, “fonte” e “luz” dos demais mistérios. Mas tentando ser mais concreto, o que implica esse importante mistério?

Deixemos anotadas duas ideias finais:

– Deus é uma realidade pessoal, aliás, uma comunhão de Pessoas. Quando ouvimos São João afirmar que “Deus é Amor” (1Jo 4,8.16) isso não é um mero conceito abstrato, uma ideia teórica. Na verdade, é uma realidade viva e dinâmica (como é toda relação de pessoas).

– Nessa comunhão de Pessoas que é a Trindade, cada uma tem o seu lugar. Para exemplificar, lembremos da oração do Credo, onde afirmamos crer em Jesus Cristo, o Filho Unigênito, “gerado, não criado”: em Deus, o Qual existe antes de tudo o mais, gerar significa dar tudo, e ser gerado, recebê-Lo tudo. Assim, a vida cristã, a vida em Cristo – o Filho -, consiste fundamentalmente em abrir-nos junto Dele a receber tudo do Pai.

* Catecismo da Igreja Católica nº 234 / Por A12 e ACI Digital

Artigo anteriorCURIOSIDADES / Por que os padres colocam um pedaço de hóstia no cálice?
Próximo artigoSanto do dia 7 de junho: Santo Antônio Maria Gianelli