Procissão leva milhares de fiéis às ruas da Tijuca, no último dia do Círio de Nazaré

Homenagens à Virgem de Nazaré atraem cada vez mais fiéis à Basílica de São Sebastião nesta época do ano

foto cirio domingo_1 (Copy)

Por Emilton Rocha / Fotos: Angela Zolhof

Com o tema “Maria, mãe de ternura e de misericórdia”, foi realizado de 6 a 9 de outubro (ontem), a edição 2016 do Círio de Nazaré no Santuário Basílica de São Sebastião – Capuchinhos, na Tijuca. A festa mariana, em homenagem à padroeira dos paraenses, já foi incorporada ao calendário do Rio de Janeiro nesta época do ano.

Durante as comemorações, muitos fiéis, grande parte de origem paraense, participaram da festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Norte, que teve como ponto alto as procissões luminosa (sábado) e a de encerramento do tríduo (domingo), quando centenas de devotos percorreram as ruas da Tijuca cantando e orando. Neste ano, as homenagens começaram no dia 8 de outubro, com o tríduo, e terminaram no dia 11, com uma grande procissão pelas ruas do bairro e missa solene.

A festa do Círio de Nazaré, em devoção à Virgem de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil, realizada anualmente em Belém do Pará, e um dos maiores eventos religiosos do mundo, que reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro, na Vila da Nazaré.

foto cirio domingo_5 (Copy)

foto cirio domingo_4 (Copy)

foto cirio domingo_3 (Copy)

foto cirio domingo_2 (Copy)

Artigo anteriorPapa: O Terço é a oração do meu coração
Próximo artigoBasílica realiza investidura de 2 coroinhas neste domingo, 16