Imagem histórica restaurada de São Sebastião é apresentada ao público

DSC_9550a_site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem restaurada do Santo Padroeiro foi mostrada ao Público durante a Missa de Natal

A imagem histórica restaurada de São Sebastião foi mostrada ao público que lotou a Paróquia durante a Missa de Natal, tornando ainda mais especial para os devotos do santo o grande evento natalino. “Foram retiradas mais de dez camadas de intervenções anteriores, com massa e tinta”, afirma a restauradora Graça Costa, que foi responsável pelo trabalho juntamente com frei Cassiano Gonçalves, e que esteve presente na apresentação da nova imagem do Padroeiro do Rio de Janeiro, feita por Frei Arles de Jesus.

Fotos: Emilton Rocha

Matéria do Globo, de 26/12

Rio ganha presente de aniversário antecipado: imagem de São Sebastião é restaurada

Dez camadas de tinta foram retiradas da escultura trazida na esquadra de Estácio de Sá no século XVI 

Um presente antecipado de aniversário pelos 450 anos de fundação da cidade, que será comemorado em 2015: a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio, que teria sido trazida na esquadra de Estácio de Sá, acaba de ser restaurada. O trabalho se estendeu por oito meses e meio e custou R$ 70 mil. O resultado do processo de restauração foi exibido aos fiéis, na noite de quarta-feira, durante a missa de Natal, na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca.

Foram retiradas dez camadas de tinta da imagem, que mede de 89,5 centímetros e pesa 11 quilos. O resultado deu um aspecto muito diferente do anterior. Novos detalhes, como o desenho da costela e do umbigo, foram revelados.

— Ao longo do tempo, a imagem foi mexida. Agora, com retirada de todas as camadas de tinta, conseguimos chegar ao tom original. Também foram colocados o resplendor de prata e as flechas. Esse procedimento somente foi possível graças à ajuda (financeira) dos paroquianos — conta o frade Arles Dias de Jesus, pároco da Igreja dos Capuchinhos. 

PESQUISA SOBRE A ORIGEM

Durante todo o trabalho de restauração da imagem de São Sebastião foram realizados levantamentos e pesquisas sobre a origem da escultura. Um pequeno pedaço da madeira que compõe a estrutura foi enviada para uma empresa em São Paulo. Lá, especialistas constataram que trata-se de uma imagem do século XVI. Para os católicos, o valor é inestimável. 

ADVERTISEMENT

— Não temos como calcular o valor. É a imagem de um santo que leva o nome da cidade (São Sebastião do Rio de Janeiro). Para o povo de Deus, o Santo Guerreiro é uma inspiração, principalmente para a população carioca — afirma frei Arles. 

PUBLICIDADE

A comunidade ainda terá muitas oportunidades de conhecer o resultado do trabalho de restauração. A partir do dia 11 de janeiro, a imagem ficará exposta durante uma novena na Igreja do Capuchinhos. Já no próximo dia 20, feriado de São Sebastião, a imagem sairá em procissão. Depois disso, os frades capuchinhos planejam deixar a imagem exposta na igreja, mas se preocupam com o esquema de segurança. A escultura deverá ficar protegida por vidros blindados.

Com a conclusão dos trabalhos, os frades planejam também o lançamento de um livro com os detalhes do processo de restauro pelo qual a imagem passou.

— Queremos reunir toda a documentação: processos, pesquisas e levantamentos. Talvez, seja algo inédito no campo do restauro, pois mostrará os detalhes de como a imagem era antes e como ficou depois da limpeza — conclui frei Arles, lembrando que, para o projeto virar realidade, a comunidade precisa de patrocínio. 

CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA COMPLETA DO G1 SOBRE A IMAGEM HISTÓRICA RESTAURADA

 

 

Artigo anteriorO Filho de Deus que se fez homem
Próximo artigoConheça a nova diretoria da Congregação Mariana dos Capuchinhos