Frei Eduardo Melo: do Rio para Duque de Caxias, em nova missão

De partida para Duque de Caxias, sacerdote se despediu com missa no domingo, Dia das Mães

por Emilton Rocha / Pascom

Domingo, Dia das Mães, Frei Eduardo Melo celebrou a última missa de sua temporada na cidade do Rio de Janeiro, onde há um ano e oito meses chegava para ajudar no trabalho de Frei Arles de Jesus, logo que este assumiu como pároco da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos. Veio com o compromisso de colaborar nas celebrações, na prática dos sacramentos, na formação bíblica em cursos juntos às pastorais, entre outras tarefas.

Sua próxima missão religiosa será auxiliar como vigário na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde já moram dois freis, em Santa Cruz da Serra, bairro localizado no terceiro distrito do município de Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro.

Querido por todos, Frei Eduardo acredita que, na medida do possível, conseguiu dar a sua contribuição ao que lhe foi designado. “Fui muito bem acolhido pela comunidade paroquial e tentei somar forças com o trabalho do pároco Frei Arles, no desenvolvimento da evangelização aqui na paróquia. Saio muito feliz” – diz o jovem e dinâmico sacerdote, que tem a fotografia como um de seus hobbies.

Ordenado na Igreja dos Capuchinhos há 8 anos e meio, ele acha que o santuário tem uma característica muito peculiar e ímpar. Segundo ele, “temos um público muito amplo de jovens e idosos com uma formação cultural muito variada. É um desafio pregar e vivenciar a evangelização na pastoral urbana. Isso traz para cada um de nós, também, uma necessidade de preparo cada vez maior, de uma acolhida diferenciada pela diversidade do público”.

“Eu levo daqui a certeza de ter tentado entender a realidade de uma igreja local, que é uma igreja urbana, com a estrutura do meu pensamento, a fé que eu tenho, com a forma de pregar, de evangelizar, e o desafio de conseguir aqui dar uma resposta que a comunidade pudesse aceitar, compreender e a gente caminhasse juntos na fé em Jesus” – finaliza.

Despedida no Dia das Mães

No 6º Domingo de Páscoa, Frei Eduardo celebrou missa para uma paróquia cheia, especialmente de mães que comemoravam o seu dia. Ao final, foram chamadas ao altar para bênção e homenagens, sob aplausos.

Artigo anterior9 de maio: na homenagem a N.S. de Fátima e às mães, Missa e Jantar
Próximo artigoImagem de Aparecida é entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal