Frades Capuchinhos se preparam para abençoar os cariocas na primeira 6ª-feira do ano

A bênção dos capuchinhos ou barbadinhos e a procissão da festa de São Sebastião são hoje patrimônio cultural carioca

frei-eduardo
As bênção serão dadas após a celebração de cada missa, sendo a primeira às 5h e a última às 19h.

Por Emilton Rocha / Pascom

Depois do Natal e das festas de Ano Novo, o carioca já tem agendado um encontro com os frades capuchinhos, ou ‘barbudinhos’, para entrar no ano novo abençoado e “com o com pé direito”, como tem sido nessa bela tradição. No convento dos frades capuchinhos, na Tijuca (RJ), os preparativos para as bênçãos na primeira sexta-feira do ano que em 2020 irá cair no dia 3 de janeiro já estão adiantados, com a mobilização de todas as pastorais que darão apoio a um dia inteiro de missas e bênçãos que também são realizadas todo ano na primeira sexta-feira de cada mês.

No dia 3 de janeiro, a primeira missa será celebrada às 5h da manhã e, logo após cada missa, as bênçãos serão dadas com água benta. As celebrações serão realizadas de hora em hora, com encerramento às 19h. Durante todo o dia, garrafinhas com água benta serão distribuídas.

A bênção dos capuchinhos

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no extinto Morro do Castelo, no centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a benção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

[column size=”one-fourth” title=”A tradicional bênção dos capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é hoje patrimônio cultural carioca.”][/column]

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa benção especial na primeira sexta-feira de janeiro. Ainda de acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no atual Santuário Basílica Menor de São Sebastião.

A tradicional bênção dos capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é hoje patrimônio cultural carioca, junto com a procissão da Festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

No dia 3 de janeiro a bênção dos Capuchinhos será feita após as missas que serão celebradas nos seguintes horários: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17, 18h e 19h. O endereço da Basílica é Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à estação do Metrô Afonso Pena.

Artigo anteriorPapa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para o Rio de Janeiro
Próximo artigo8 coisas que você precisa saber sobre a Imaculada Conceição