Frades Capuchinhos recebem ministérios do Leitorato e Acolitato no Rio

A partir de agora os agraciados tornam-se leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras

Por Emilton Rocha / Foto: Angela Zolhof

O Ministro Provincial Frei Luiz Carlos Siqueira (RJ, ES e Leste de MG) presidiu a missa de instituição nos ministérios de Leitorato e Acolitato os frades capuchinhos Antonio Reginaldo, Fernando Nieto e Renato Moreira, um passo muito importante em suas vidas. A celebração foi realizada no domingo, 28 de maio, no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, na Tijuca, Rio de Janeiro.

Segundo Frei Reginaldo, estudante de Teologia, o Acolitato e o Leitorato são um processo dentro do discernimento pelo qual o candidato ao sacerdócio os exerce como um serviço a toda a Igreja e a todos os fiéis, levando a palavra e a comunhão.

sites
Freis Fernando Nieto, Renato Moreira e Antonio Reginaldo: capacitados para serem leitores e proclamadores das Sagradas Escrituras

Conforme a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão capacitados para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se assim leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. “Receber o Acolitato e o Leitorato significa para mim estar a serviço do Reino de Deus que se expressa também pela face da Igreja. Significa unir-se a uma comunidade de fé na prática do serviço do discipulado de Jesus”, orgulha-se Frei Renato.

A instituição ao Leitorato e Acolitato são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, progressivamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. Isto não deve ser encarado como uma “burocracia eclesiástica”, mas sim passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os Frades ao ministério ordenado segundo a graça de Deus. As funções até então chamadas ordens menores e subdiaconato passaram a ser designadas como ministérios, reduzidos a dois para toda a Igreja Latina: Leitorado e Acolitado.

O Leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

O Acolitato é o ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.

“Acredito que esses ministérios em nossas vidas é a reposta da nossa fidelidade a caminhada dentro do carisma franciscanos: ‘Leve o Senhor a todos aqueles homens de boa fé’, seja através da palavra e da comunhão e apresentar a felicidade franciscana de ser um mensageiro de Deus entre os povos.” – disse Frei Reginaldo.

Artigo anteriorBasílica inicia Trezena de Santo Antonio no dia 31 de maio
Próximo artigoBrasil terá o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América