Frades Capuchinhos celebram a Semana Franciscana de 29 de setembro a 5 de outubro

Abertura será neste domingo em todas as missas; encenação do trânsito (morte) de São Francisco será na quinta-feira, 3 de outubro

frades exposição
Frades capuchinhos no Museu Nacional de Belas Artes, durante a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”. / Foto: E. Rocha

Emilton Rocha* / Pascom

Neste domingo, 29 de setembro, dia dos santos Miguel, Gabriel e Rafael, o Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos abrirá a Semana Franciscana nas missas de 7h, 8h30, 11h30, 18h e 19h30. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm.

Com excelente programação elaborada pelos frades capuchinhos, cuja Ordem tem São Francisco de Assis como pai e fundador, a Semana Franciscana acontece de 29 de setembro a 5 de outubro. A Família Franciscana é dividida em três ramos principais: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFM. Conv) e a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM. Cap).

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

A programação as Semana Franciscana na Basílica de São Sebastião abrange uma variedade de comemorações: Missa Solene dos Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel, com a distribuição de sal bento e palestra “Sínodo da Amazônia”, apresentada por Frei Regivaldo Silva (segunda-feira); Coroa Franciscana – Contemplação das Alegrias de Nossa Senhora (terça-feira); Noite de Louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento (quarta-feira); encenação do Trânsito (morte) de São Francisco (quinta-feira); bênção dos animais no pátio em dois horários e Missa Solene, às 18h.

Para efeito de registro, existem inúmeras curiosidades sobre a vida de São Francisco de Assis. Eis algumas: sua vida já foi celebrada nas artes, no drama, na poesia, na música, na literatura e na arquitetura; é o padroeiro dos animais e da natureza e conhecido por ser o “santo dos pobres”; utilizava palavras, símbolos e gestos habilmente para transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo. Um dos exemplos é o sermão pronunciado na praça de Bologna (agosto de 1222), em que explicou os mistérios do Evangelho de uma forma atraente e persuasiva. Suas palavras e vestimentas restauraram a paz à cidade que estava dividida e conturbada; foi o criador do presépio, ao representar a partir de figuras vivas como foi o nascimento de Jesus; em 1225 São Francisco compôs o cântico das criaturas também conhecido como Cântico do irmão Sol. A penúltima estrofe sobre perdão e amor, escrita um ano depois, impediu o início de uma guerra civil. Abaixo, a programação completa da festa do santo:

A PROGRAMAÇÃO SEMANA FRANCISCANA

29/9 – Dom – Abertura em cada missa na Basílica

30/9 – Seg – Missa Solene dos Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Com distribuição do sal bento. Às 19h, palestra “Sínodo da Amazônia”, com Frei Regivaldo

01/10 – Ter – Às 18h: Missa – Às 19h: Coroa Franciscana – Contemplação das Alegrias de Nossa Senhora

02/10 – Qua – Às 18h: Missa – Às 19h: Noite de Louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento

03/10 – Qui – 18h: Missa e celebração do Trânsito (morte) de São Francisco (encenado)

04/10 – Sex – Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h e 18h (Solene); às 10h30 e 17h: Bênção dos animais no pátio

05/10 – Sáb – Às 10h: Bênção dos animais na Praça Afonso Pena

_________

* Com informações da Editora Cléofas

Artigo anteriorPapa Francisco: “O diácono não é um sacerdote de segunda classe, é o guardião do serviço”