Frades Capuchinhos abençoam fiéis na primeira sexta-feira do ano

Bênçãos serão dadas após as missas, que começam às 5h da manhã do dia 6, dia de Reis

DSC_7873a_site (Copy)

Por Emilton Rocha / Pascom

A tradicional bênção dos capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é hoje patrimônio cultural carioca, assim como a procissão da festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

Como acontece todos os anos, na primeira sexta-feira de janeiro, milhares de fiéis buscam na Basílica essa que é considerada uma bênção toda especial. Nessa ocasião, a igreja é aberta às 5h da manhã, com missas durante todo o dia. Em 2017 a primeira esta data cairá no Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. As bênçãos serão dadas após as missas, cujos horários são: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h e 18h.

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a benção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa bênção especial dada pelos “barbadinhos” na primeira sexta-feira de janeiro. Ainda de acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.

Artigo anteriorMinistros Gerais dão um passo para a unidade franciscana
Próximo artigoMilhares de fiéis são abençoados pelos frades capuchinhos na primeira sexta-feira do ano