Fiéis pedem bênção a São Sebastião na primeira sexta-feira do ano

DSC_7873a_site

Na primeira sexta-feira do ano, fiéis buscam a tradicional bênção dos ‘barbadinhos’

Como já é tradição, toda primeira sexta-feira do ano milhares de fiéis vêm até a nossa paróquia em busca da bênção dos Frades Capuchinhos, ou ‘bênção dos barbadinhos’, hoje patrimônio cultural carioca. Nesse dia a igreja é aberta pela manhã bem cedo, com missas sendo celebradas de hora em hora, seguindo uma extensa  programação.

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, de cuja água foi curado de uma grave enfermidade, mandou construir uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, no centro do Rio. Naquela época, a bênção era concedida todas as sextas.

A partir de então tornou-se uma tradição na nossa paróquia dar a bênção especial na primeira sexta-feira do ano. Com o passar dos anos, o número de fiéis foi crescendo juntamente com o misticismo de se começar bem um novo ano abençoado por Deus.

Ainda segundo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca (RJ), em 1931, a bênção passou a ser dada no atual Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.

Artigo anteriorEntrevista: Hugo Antunes – Pastoral da Música
Próximo artigoParóquia apresenta a sua mais nova Coroinha