Em live no dia 1º de março, escritor contará a história da Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo

“O Santuário de São Sebastião do Castelo: histórias da primeira matriz e catedral do Rio de Janeiro” será o tema a ser apresentado pelo historiador Vinicius Miranda Cardoso, às 19h30

Emilton Rocha / Pascom

materia
Vinícius: da construção ao desmonte da igreja no morro do Castelo

Nesta segunda-feira, 1º de março, data do 456º aniversário de fundação da Cidade do Rio de Janeiro será celebrada, às 18h, uma Missa Solene que será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano. Logo após, às 19h30, a Pascom Capuchinhos estará apresentando uma live especial sobre a breve história da primeira matriz da cidade do Rio de Janeiro – a Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo –, a partir da sua construção, por volta de 1567, até o seu desmonte com o morro, em 1922.

O convidado é Vinicius Miranda Cardoso, professor da SME e doutor em História Social, autor do livro “Cidade de São Sebastião: poderes locais e o santo padroeiro do Rio de Janeiro”. A live terá a participação de Frei Jorge de Oliveira, pároco e reitor do Santuário Basílica de São Sebastião.

Segundo o historiador, será dada especial atenção ao período entre 1676 e 1734, quando o referido templo foi a catedral da então Diocese do Rio de Janeiro. Serão destacados alguns acontecimentos relacionados àquela igreja e algumas de suas características internas e externas.

O escritor buscará demonstrar de que modo aquele edifício sacro – contra todas as dificuldades – foi sendo constituído como um dos primeiros monumentos do Rio, espaço de memória urbana, santuário do santo padroeiro e proto-patrimônio da cidade; um lugar investido de simbolismo por autoridades e pelo povo nos séculos passados, antes de sucumbir ao programa de reforma urbana que decretou sua destruição.

Veja e convide os amigos para assistirem essa aula de história na segunda-feira, às 19h30, com transmissão pela página da Basílica no Facebook, @pascom.capuchinhos, e pelo Youtube, Pascom Capuchinhos RJ.

Artigo anteriorSanto do dia 26 de fevereiro / SÃO PORFÍRIO DE GAZA
Próximo artigoSanto do dia 27 de fevereiro / SÃO GABRIEL DAS DORES