ECC e Pastoral Familiar se reúnem para integração, reencontro com amigos e confraternização

“Unidos ficamos fortalecidos com a presença do próximo e podemos fazer muito pela paróquia e pelos mais necessitados” (José Carlos Oliveira)

sitedef (Copy)
ECC e Pastoral Familiar: “integração, convívio e reencontro com casais”

Por Emilton Rocha / Pascom

No domingo, 23, um grande grupo de integrantes do ECC – Encontro de Casais com Cristo e da Pastoral Familiar esteve reunido no ‘Encontrão’, como foi denominado o evento, no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, para reintegrar os encontreiros, isto é, as pessoas que já participaram do Encontro de Casais com Cristo e sensibilizá-los para uma atuação mais presente nas atividades da Basílica. “Unidos ficamos fortalecidos com a presença do próximo e podemos fazer muito pela paróquia e pelos mais necessitados”, disse José Carlos Oliveira, do pós-encontro 2017.

“O objetivo maior do ECC é inserir Cristo na vida do casal e da família. Todas as abordagens durante os ECCs tem esse foco. O ECC não é terapia em grupo e não tem como objetivo resolver problemas de relacionamento do casal. Não é psicoterapia. Claro que com Cristo inserido na vida do casal e da família, às vezes o relacionamento entre o casal pode melhorar por conta da mudança de visão quanto ao que é mais importante na vida”, definiu José Carlos.

Outro assunto abordado foi o da preparação do ECC que será realizado no próximo ano, em data ainda a ser definida, possivelmente entre os meses de abril ou maio.

IMG_2696 (Copy)

O evento teve ainda a participação do casal convidado, Renato e Gisele, da Paróquia Sangue de Cristo que proferiu palestra com o tema “A ação do Espírito Santo na vida do casal”.

O ECC – Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.

A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja, pois através dela que o homem começa sua vida, forma sua base. Tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.

“O ‘encontrão’, realizado na tarde de domingo, deu início aos preparativos do Encontro de Casais com Cristo que acontecerá em 2019” – disse Conceição Vieira, coordenadora da Pastoral Famíliar. “Nosso maior objetivo – acentuou – foi a integração, o convívio e o reencontro com casais não víamos há cerca de um ano. E foi maravilhoso.”

Artigo anteriorCapuchinhos celebram a Ordenação Presbiteral do diácono Frei Renato Moreira
Próximo artigoSemana Franciscana na Basílica: de 29 de setembro a 5 de outubro