Dornelles: “Temos que contar com a presença da Igreja para evitar uma crise social”

Governador em exercício destaca a importância do diálogo e do aconselhamento da Igreja.

Na manhã desta terça-feira, 24 de maio, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, esteve presente na reunião ordinária do governo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio, no Edifício do João Paulo II, na Glória.

Dornelles respondeu perguntas sobre a atual situação do estado, formuladas pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e bispos diocesanos da região fluminense. A base das perguntas esteve em sintonia com a Carta do Regional Leste 1 da CNBB, publicada no dia 1º de maio, por ocasião do Dia do Trabalhador.

2016_05_24___Francisco_Dorneles_Govem_Exerc_no_Governo_Diocesano_do_Rio___05_24052016152123

Na Carta, assinada pela presidência do Regional Leste 1, os prelados exortam aqueles que “mais diretamente têm a responsabilidade de encontrar com rapidez soluções estruturais para a triste realidade” que atinge a população fluminense. Para isso, os bispos pedem que seja o empenho de pessoas e instituições seja “sempre marcado pela paz, pelo diálogo e pela colaboração mútua, em busca do bem comum”.

Em meio à crise e num momento de recessão do estado, Dornelles destacou a importância do diálogo e do aconselhamento da Igreja, na busca de soluções para as dificuldades encontradas e evitar, assim, uma crise social.

“É sempre uma honra muito grande encontrar Dom Orani e os bispos do Rio de Janeiro, pois  juntos uma preocupação social muito grande. A Igreja é cada dia mais importante no momento presente, nesse momento de recessão e de dificuldades. Nós temos que contar  com a presença da Igreja para evitar uma crise social, ouvir conselhos, e para ajudar a resolver os nossos problemas”, afirmou o governador em exercício.

O encontro contou com a presença da presidência do regional, composta pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta (presidente); o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias (vice-presidente); e o bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos (Secretário Executivo). Também participaram da reunião: Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí Volta Redonda; Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo de Nova Friburgo; Dom Luciano Bergamin, bispo de Nova Iguaçu; e Dom Fernando Arêas Rifan, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, de Campos.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – Por: Raphael Freire / Colaboração: Marcylene Capper / Foto: Carlos Moioli
Artigo anteriorPapa na Audiência: oração conserva a fé, não é varinha mágica
Próximo artigoEm seu terceiro ano, Curso Bíblico é sucesso