Curso Bíblico promove visita guiada na Basílica

‘Tour’ religioso atendeu à necessidade de incentivar a Pastoral do Turismo, ainda em fase embrionária

Por Manoel Antonio L. Tavares – Fotos: Angela Zolhof

13833182_1261088000590545_1335161235_o_editada (Copy)

Em muitas ocasiões, durante o Curso Bíblico, atualmente em andamento, foram mencionadas as belezas arquitetônicas, os mosaicos, imagens, símbolos, iconografia e marcos da história da Cidade do Rio de Janeiro preservados no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos. Daí surgiu a curiosidade e a vontade de conhecer mais profundamente essa admirável obra. Na segunda-feira, 25 de julho, foi realizada  uma visita guiada dos participantes do curso num verdadeiro tour religioso, cujo convite foi extendido a todos os fiéis que participaram da missa nesse dia. Essa visita também atendeu à necessidade de incentivar a Pastoral do Turismo (PASTUR), ainda em fase embrionária.

13840381_1261077893924889_964812958_o_editada (Copy)

A visitação começou sob a cúpula bizantina que representa a abóbada celeste e que, como o útero materno, acolheu os presentes. Com as devidas explicações, foi dado início à caminhada pela entrada do templo, altares laterais, altar de Nossa Senhora da Conceição, altar-mor e altar (capela) do Santíssimo. Também foi feito percurso pelos marcos históricos, grandes vitrais superiores, vida dos santos, símbolos e seus significados. A visita foi encerrada na entrada, onde começou.

O interesse foi tamanho que o passeio programado para 45 minutos durou quase duas horas. Em cada explicação uma descoberta, um deleite, um olhar de admiração e contentamento, um sentimento de espanto diante de algo que não se espera e que nunca fora observado. Houve quem sugerisse que a visitação fosse realizada pelo menos uma vez por mês.

Entrar nessa Basílica extraordinária e descobrir a história revelada por intermédio da linguagem universal da arte é inestimável. É se aproximar do divino!

Artigo anteriorBasílica coroa Tríduo a Nossa Senhora Sant’Ana com Missa Festiva nesta terça
Próximo artigoPapa Francisco chega à Polônia para a JMJ