Crisma para adultos: nova turma começa no dia 26 de março

Para inscrever-se, basta você preencher ficha com seus dados na Secretaria da Igreja em horário comercial

crisma (2)Por Pascom Capuchinhos

Se você já é adulto e ainda não recebeu o sacramento da Crisma, terá uma nova oportunidade a partir do dia 26 de março: o Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), localizado na Tijuca, começará uma nova turma, que terá encontros  todas as terças-feiras, de 19h às 21h. A palavra Crisma vem do grego “chrisma”, que significa óleo. Em português, o Crisma significa o óleo sagrado, ao passo que a Crisma significa o sacramento da Confirmação.

Através de encontros semanais você poderá revisitar as principais questões do Catecismo da Igreja Católica, fortalecer sua vida de oração e preparar-se para o sacramento da Crisma que ocorrerá após a formação, ano que vem. Pelas turmas anteriores já passaram fiéis de 30, 40, 50, 60 e 70 anos, o que mostra que não há barreiras de idade quando desejamos fortalecer nosso compromisso com Jesus e a Igreja.

nilson (1) (Copy)
Em caso de dúvida, ligar para o catequista Nilson Perissé

Para inscrever-se, basta você preencher ficha com seus dados na Secretaria da Igreja, de segunda a sexta-feira em horário comercial, ou no sábado até às 12 horas. Se tiver alguma dúvida, você pode ligar para o catequista Nilson Perissé, telefone 99301-9176.

Segundo o Papa Francisco, o sacramento da Crisma “promove um crescimento da graça batismal: une-nos mais fortemente a Cristo; cumpre a nossa ligação à Igreja; dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da Cruz”.

Os sete sacramentos da Igreja Católica simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, assim como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Correspondem às etapas e momentos importantes da vida do cristão, de forma semelhante às fases da vida natural e da vida espiritual. O Sacramento do Crisma ou Confirmação faz parte dos rituais de iniciação cristã da Igreja Católica, junto com o Batismo e a Eucaristia. Entenda melhor sobre o significado e importância deste ritual sacramental.

Sacramento da Crisma ou confirmação

Jesus instituiu o Sacramento do Crisma para confirmar o Batismo e para que nossa fé amadureça e cresça, através da plenitude do Espírito Santo que derrama seus dons sobre nós. Quem escolhe livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, recebe a força para testemunhar o amor e poder do Senhor com atos e palavras.

A prática de transmitir a graça do Espírito Santo através da imposição das mãos existe desde os primórdios da Igreja Católica. Bem no início, foi acrescentada à imposição das mãos a unção com o óleo Crisma.

Ao sermos batizados, já nos tornarmos filhos de Deus. O Sacramento do Crisma é feito para nos enraizar mais profundamente, de forma voluntária, nessa filiação divina. Também se torna mais forte o vínculo com a Igreja, assim como a participação mais ativa em sua missão. O crismado é um soldado de Cristo, sua testemunha. Para seguirmos essa importante tarefa, recebemos no Sacramento do Crisma os dons do Espírito Santo que, de acordo com a tradição da Igreja, são sete: ciência (ou conhecimento), conselho, fortaleza, inteligência, piedade, sabedoria e temor a Deus.

Artigo anteriorHoje a Igreja celebra São José, modelo de pai e esposo
Próximo artigoSemana Santa 2019 com Papa Francisco: Programa das celebrações