Coroinhas da Basílica renovam os seus votos em ritual significativo e belo

Na ocasião, uma nova coroinha passou a integrar o quadro de acólitos da igreja, que conta agora com 8

coroinhas1 (Copy)
Frei Dálvio José da Silva, ladeado por parte das coroinhas da Basílica , Manoel Antonio Tavares e Graça Tavares, coordenadores da Pastoral

Por Manoel Antonio Tavares / Fotos: Angela Zolhof

No primeiro domingo do Advento, 2, na missa das 11h30, a Basílica de São Sebastião teve um momento especial quando uma jovem recebeu a investidura das vestes de coroinha. Na mesma celebração, outras três coroinhas também renovaram os seus votos. A renovação dos votos acontece todo ano.

Essa ocasião é muito importante na vida do coroinha, de seus familiares e na vida da Igreja. É importante porque os pais veem o resultado da boa educação religiosa dada ao filho ou filha. O jovem se sente prestigiado quando recebe aprovação da comunidade e passa a manusear os objetos sagrados e executar várias tarefas no altar. É importante também para a igreja, porque recebe um jovem comprometido, que vai auxiliar nos serviços litúrgicos.

A vestição é emocionante. É realizado um ritual simples, significativo e belo, com a aspersão de água benta nas vestes, orações. Os pais vestem seu filho ou filha e a igreja se compromete a rezar pelo novo acólito.

coroinhas5 (Copy)No domingo, Bruna Vieira de Oliveira (primeira, a partir da direita) passou a integrar o quadro de coroinhas da Basílica, em cerimônia celebrada por Frei Dálvio José da Silva. Recebeu as vestes e logo em seguida, junto às demais, se comprometeu a servir ao altar do Senhor e ser obediente aos formadores. Atualmente a Basílica conta com oito coroinhas ou acólitos, os quais tornam as celebrações mais bonitas e com suas presenças tornam as missas mais solenes.

Os coordenadores da Pastoral dos Coroinhas, Manoel Antonio Tavares e Graça Tavares, convidam os jovens que se interessam em ser coroinhas que os procurem sempre aos sábados, no horário da catequese, a partir das 15h. Todos serão bem-vindos.

O que é ser coroinha

Desde uma tenra idade esses adolescentes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.

Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou a coroinha ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia. O acólito tem a seu cargo todas as tarefas da missa, que embora podendo ser realizadas pelo celebrante ou por até um ministro, desde que esse esteja devidamente preparado.

As tarefas de um acólito podem ir desde a correta preparação do altar, ao correto manuseamento do missal romano, todo o trabalho a realizar na credência, recepção das oferendas, etc. e também – em celebrações mais solenes – o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que ‘aparecem ocasionalmente’ devido o tempo Litúrgico que se vive.

Para ampliar, clique 2 vezes na miniatura.

Artigo anterior10 conselhos para que os coros cantem bem na Missa
Próximo artigoO hábito que Padre Pio utilizava quando recebeu os estigmas peregrinará à Polônia