Conselho de Cardeais expressa sua plena solidariedade ao Papa Francisco

Os cardeais expressaram sua “satisfação pelo bom êxito do IX Encontro Mundial das Famílias em Dublin (Irlanda)

Cardenales-JeffreyBruno-ACIPrensa-10092018Por ACI Digital

O Conselho de Cardeais ou C9, grupo de cardeais que colabora com o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana, expressou sua “plena solidariedade” ao Santo Padre ante os acontecimentos das últimas semanas.

Em um comunicado divulgado pelo Vaticano na manhã do dia 10 de setembro, o grupo de cardeais que assessora o Pontífice “manifestou sua plena solidariedade ao Papa Francisco face ao ocorrido nas últimas semanas, ciente de que no atual debate a Santa Sé está para formular eventuais e necessários esclarecimentos”.

Esta é a primeira reunião do C-9 depois que em 25 de agosto, Dom Carlo Maria Viganò, ex-núncio nos Estados Unidos, publicou uma carta de 11 páginas assegurando que vários sacerdotes, bispos, cardeais e inclusive o Papa Francisco sabiam dos abusos do ex-cardeal Theodore McCarrick e agiram com negligência ou o encobriram. [column size=”one-fourth” title=”O C9 é formado pelos Cardeais Oscar Rodríguez Maradiaga (Coordenador), Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello, Francisco Javier Errázuriz Ossa, Sean Patrick O’Malley, Reinhard Marx, Laurent Monsengwo Pasinya, Oswald Gracias e George Pell”][/column]

As acusações do ex-núncio provocaram a resposta do episcopado americano que pediu uma investigação completa, realizada por leigos, para chegar à verdade das acusações.

O comunicado divulgado no dia 10 também assinala que o Conselho de Cardeais “considerou pedir ao Papa uma reflexão sobre o trabalho, a estrutura e composição do próprio Conselho, considerando a idade avançada de algumas pessoas que o integram”.

O C9 é formado pelos Cardeais Oscar Rodríguez Maradiaga (Coordenador), Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello, Francisco Javier Errázuriz Ossa, Sean Patrick O’Malley, Reinhard Marx, Laurent Monsengwo Pasinya, Oswald Gracias e George Pell.

Por outro lado, os cardeais expressaram sua “satisfação pelo bom êxito do IX Encontro Mundial das Famílias em Dublin (Irlanda), congratulando-se com o Cardeal Kevin J. Farrel e com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que junto com o arcebispo Diarmuid Martin organizaram o evento”.

O Encontro Mundial das Famílias, cujos eventos finais foram presididos pelo Papa Francisco, foi realizado há algumas semanas em Dublin (Irlanda) de 21 a 26 de agosto.

Artigo anteriorPresidente da CNBB: Igreja no Brasil apoia e reza pelo Papa Francisco
Próximo artigoPapa aos capuchinhos: liberdade profética e sábio discernimento