Comissão para os Bens Culturais e Patrimoniais dos Capuchinhos do Brasil realizam reunião

O encontro está sendo realizado no museu dos Capuchinhos em Caxias do Sul, de 18 a 21 de maio.

A reunião da Comissão que acontece em Caxias do Sul, de 18 a 21 de maio, é um encontro de avaliação e formação. E vai reunir o Presidente da Conferencia dos capuchinhos do Brasil e provincial da Provincia da Bahia e Sergipe, frei Liomar da Silva, os frades Celso Bordignon (Província do Rio Grande do Sul), Ulisses Bandeira (Província da Bahia e Sergipe); Frei Caetano de Jesus (Província de São Paulo) e Frei Rubens Gomes (Província do Brasil Central).

146f94b6d11c8f9fcb7d2514d7f80dbe

O presidente da CCB, Frei Liomar explica que o encontro promovido pela Conferência, vem cumprir com o projeto da Comissão de Bens Patrimoniais e Culturais dos capuchinhos do Brasil e quer promover a construção da mentalidade das circunscrições, em das Fraternidades e, sobretudo nos frades da importância em reconhecer e preservar o acervo histórico para a posteridade. “Desta maneira, é importante a participação das nossas províncias ao enviar irmãos que possam participar conosco, tendo em vista a multiplicação do saber. Precisamos engrossar a fileira daqueles se interessam por d este necessário e importante serviço a ser prestado à nossa Ordem” explica o presidente.

Frei Celso Bordignon, que recebe o grupo de frades salienta a importância da participação dos confrades. “Aguardamos que representantes das circunscrições do Brasil, e que nosso encontro possa nos capacitar para alcançar seus objetivos traçados pela CCB”. A Comissão, explica Bordignon, se propõe também a prestar serviço de assessoria para aquelas Províncias e Custódias que desejam iniciar o trabalho de preservação da sua Memória Histórica. Ele diz ainda que a Cartilha sobre Bens Culturais e Patrimoniais, que foi distribuída no ano passado a cada frade, para ser estudada individualmente e em fraternidade. Destaca que o conteúdo apresenta noções básicas sobre patrimônio, orientações sobre preservação, normas e diretrizes, como iniciar ou implantar um museu, memorial, arquivo.

A Comissão para os Bens Culturais e Patrimoniais dos Capuchinhos do Brasil, foi criada em 2014, na reunião Ordinária da Conferencia dos Capuchinhos do Brasil, e criou e distribuo a Cartilha que trata sobre o assunto.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Muscap)

Artigo anteriorSituação política na América Latina preocupa Francisco
Próximo artigoFrades Capuchinhos a favor da vida e contra o aborto