Círio de Nazaré começa nesta quinta-feira na Tijuca

Evento religioso atrai centenas de devotos no Rio, principalmente na procissão de domingo

DSC_7184a

Por Emilton Rocha

Com o tema “Maria, mãe de ternura e de misericórdia”, de hoje a domingo, o Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, na Tijuca (Rua Haddock Lobo, 266) dará início à versão 2016 do Círio de Nazaré no Rio de Janeiro – acontecimento que já se incorporou ao calendário da igreja nessa época do ano –, com a abertura do Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré, às 18h. No sábado, haverá a procissão luminosa, saindo do Santuário de Nossa Senhora das Graças (Medalha Milagrosa) em direção à Basílica de São Sebastião. No domingo, às 10h, tem outra procissão cujo itinerário é Rua Haddock Lobo, Rua Barão de Ubá, Rua João Paulo II, Rua Dr. Satamini, Rua Afonso Pena e Rua Haddock Lobo, até retornar à Basílica, onde será celebrada uma Missa Solene às 11h30.

A festa do Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil, realizada anualmente em Belém do Pará, e um dos maiores eventos religiosos do mundo, que reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro, na vila da Nazaré. Abaixo, toda a programação das homenagens à Virgem na Tijuca.

Programação

Quinta-feira, dia 6 de outubro

17h40min – Deslocamento da Imagem do Colégio Maria Raythe: R. Hadock Lobo, 233 – Tijuca

17h55min – Chegada da Imagem ao Santuário Basílica de São Sebastião: R. Hadock Lobo, 266 – Tijuca

18h – Missa de Abertura do Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré

Sexta-feira, dia 7 de outubro

18h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião

19h – Apresentação do Manto 2016

Sábado, 8 de outubro

09h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião

10h – Deslocamento da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Santuário Basílica de São Sebastião

10h30min – Chegada da Imagem ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa: R. Dr. Satamini, 333 – Tijuca

18h – Procissão Luminosa de Nossa Senhora de Nazaré, saindo do Santuário de Nossa Senhora das Graças em direção ao Santuário Basílica de São Sebastião (Saída: 18h Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa – Itinerário: Rua Dr. Satamini, Rua Afonso Pena, Rua Hadock Lobo, Santuário de São Sebastião)

19h – Chegada da procissão e Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião

Domingo, 9 de outubro

08h30min – Missa

10h – Procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Saída: 10h Santuário de São Sebastião – Itinerário: Rua Haddock Lobo, Rua Barão de Ubá, Rua João Paulo II, Rua Dr. Satamini, Rua Afonso Pena e Rua Haddock Lobo, até o Santuário de São Sebastião)

11h30min – Missa Solene do Círio de Nazaré

18h – Missa com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ( Encerramento da festa )

Artigo anteriorSemana Franciscana é encerrada com missas, bênção dos animais e bolo na Basílica de São Sebastião
Próximo artigoPapa: O Terço é a oração do meu coração