Imagem peregrina da Virgem de Nazaré é recebida calorosamente na 11a visita à Basílica

Cartaz da festa do Círio de Nazaré em 13 de outubro na Tijuca foi apresentado ao público; camisetas personalizadas já estão à venda na lojinha de artigos religiosos

DSC_0428a
Presença da imagem da Rainha da Amazônia emocionou os fiéis que enfrentaram frio e chuva para recebê-la.

Emilton Rocha / Pascom

Apesar da chuva e do frio na manhã de domingo, centenas de cariocas e paraenses radicados no Rio de Janeiro lotaram o Santuário Basílica de São Sebastião para receber, pela 11º ano seguido, a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que visitou a Cidade do Rio de Janeiro de 2 a 4 de agosto, ocasião em que percorreu a região que abrange a Arquidiocese do Rio, comunidades paroquiais, instituições religiosas e no Centro de Tradições Nordestinas. Foi organizada uma variada programação, com celebrações missionárias e eucarísticas e mini-círios. Este ano, o Círio de Nazaré tem como tema: “Maria, Mãe da Igreja”.

Muito além da grande procissão que percorre as ruas de Belém no segundo domingo de outubro, reunindo mais de dois milhões de fieis, o Círio de Nazaré, como grandioso espetáculo de fé e devoção, é um conjunto de manifestações religiosas que faz parte da vida dos paraenses há mais de 200 anos. A festa do Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil, realizada anualmente em Belém do Pará, e um dos maiores eventos religiosos do mundo, que reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. No Rio de Janeiro, especificamente no calendário anual do Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, a festa do Círio na Tijuca é a terceira em número de devotos, só ficando atrás da Festa de São Sebastião (20 de janeiro) e da Bênção dos Capuchinhos (na primeira sexta-feira do ano).

cartaz do cirio 2019
O cartaz da festa do Círio na Tijuca

No domingo, trazida pelo Cardeal Orani Tempesta, a Imagem da Rainha da Amazônia chegou na berlinda, por volta das 11h. A comitiva que a trouxe é formada por membros da Diretoria da Festa de Nazaré e da Guarda de Nazaré. A peregrinação no Rio é realizada desde 2009, por uma iniciativa do Cardeal Orani João Tempesta, que já foi arcebispo de Belém do Pará, entre 2004 e 2009.

Ao receber a Imagem do cardeal, Frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial, conduziu-a em direção ao altar – passando entre os devotos que cantavam e acenavam com bandeirinhas amarelas – onde foi colocada em nova berlinda para a celebração da Missa Solene.

Segundo Frei Arles, as visitas anuais da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré representam o fortalecimento da nossa fé. “Uma festa para o povo carioca essa alegria que o Cardeal Orani traz para nós celebrarmos nesses anos”.

Ao final da celebração, foi apresentado o cartaz da festa do Círio de Nazaré, na Tijuca, que acontece simultaneamente à festa no Belém no dia 13 de outubro. De autoria de Frederico Pereira de Araújo, a arte representa, primeiramente, o tema escolhido na capital do Pará: “temos a intenção de ser uma igreja que vive em unidade, pois todo o nosso trabalho é para o louvor e honra de nosso Senhor, auxiliado por sua mãe”, disse.

camiseta
A camiseta 2019

Segundo, o cartaz tem sempre como objetivo trazer traços que fazem referência à tradição do Círio nesta cidade e, em especial, nesta igreja, por isso ao fundo temos a imagem de nosso presbitério e sua cúpula. “Por último, temos Maria no centro cercada por anjos. Queremos destacar que a Mãe de Deus é o modelo e a figura da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo, como já ensinava santo Ambrósio, e assim como os anjos contemplam Maria, nós também devemos contemplar esse modelo e junto com ela aprender o verdadeiro caminho que nos leva a Deus”, conclui o artista.

As camisetas para a grande festa já estão à venda na lojinha de artigos religiosos, situada no pátio da Basílica, ao lado da lanchonete.

Artigo anteriorMissa de corpo presente emociona amigos de Frei Serafim José Pereira
Próximo artigoEstes santos do mês de agosto têm muitas coisas em comum