Celebração eucarística pelos 452 anos da Cidade Maravilhosa no dia 1º de março

Cardeal Dom Orani presidirá Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, às 11h30

rio de janeiro

Por Emilton Rocha / Pascom

Neste ano, o aniversário da Cidade do Rio de Janeiro cai em plena Quarta-Feira de Cinzas. Dia também em que os cariocas comemoram o 452º aniversário da Cidade Maravilhosa. Para celebrar a festa, o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Orani Tempesta, presidirá uma Santa Missa em Ação de Graças pela data histórica, às 11h30, no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.

O Santuário Basílica de São Sebastião, no Rio de Janeiro, administrado pelos Frades Capuchinhos, foi declarado Santuário Arquidiocesano em 2015, durante as comemorações pelo dia do padroeiro, em 20 de janeiro. O templo possui especial valor afetivo para os cariocas (conforme o decreto municipal), pois possui a guarda de três símbolos importantes para a cidade: o marco de fundação, os restos mortais do fundador da cidade, Estácio de Sá, e a imagem histórica de São Sebastião, padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, que foi trazida por ele.

A Igreja de São Sebastião, situada na Tijuca, Rio de Janeiro, foi inaugurada em 15 de agosto de 1931. Ela sucede a antiga Igreja do Morro do Castelo, edificada em 1567, e reconstruída por Salvador de Sá em 1583. Para este local foram transportados o que chamamos de “Relíquias Históricas da Cidade”: os restos mortais do fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, morto em 1567; o marco zero (português) da cidade fundada em 1565, e a pequena imagem de São Sebastião, de 1563.

Em 1842, a Igreja de São Sebastião do Castelo foi entregue aos cuidados dos frades capuchinhos. Esta igreja sobreviveu até 1922, quando foi demolida juntamente com o Morro do Castelo. Embora com isso o Rio de Janeiro tenha perdido uma das partes mais significativas de sua história antiga, muitas coisas foram conservadas e transferidas para a Igreja de São Sebastião na Tijuca.

A atual Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos foi elevada a paróquia em 9 de janeiro de 1947 pelo Cardeal Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara. No dia 8 de junho, instalou-se a nova paróquia de São Sebastião do Antigo Morro do Castelo, tendo como primeiro pároco o Frei Jacinto de Palazzolo, Ofmcap. Foi conservada aos capuchinhos a guardiania das “Relíquias Históricas da Cidade do Rio de Janeiro”.

O Aniversário do Rio de Janeiro é comemorado em 1º de março. Shows ao vivo, exposições e demais atividades culturais são algumas das atrações que os cariocas podem aproveitar durante o dia.

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida no mundo inteiro pelas suas belezas, pelas suas incríveis paisagens naturais e pelo caloroso e divertido povo carioca. Muitas pessoas confundem o dia do aniversário do Rio de Janeiro (1º de março) com o dia do santo padroeiro da cidade: São Sebastião, que é celebrado em 20 de janeiro pela Igreja Católica. Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o intuito afastar tentativas de invasões deste território por parte de nações estrangeiras, como os franceses e espanhóis.

Nesse dia, a prefeitura do Rio de Janeiro promove várias atividades para o público como forma de comemoração do aniversário da cidade.

Artigo anterior“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2017
Próximo artigoFrei Nemésio Bernardi é homenageado no Rio com exposição sobre sua vida