Catequese Infantil prepara 41 crianças para a Primeira Eucaristia neste sábado

Após dois anos de preparação, a celebração acontecerá neste sábado, às 17h, na Basílica de São Sebastião

24323679_1170346563098751_787537790_o (Copy)No sábado, 2, Frei Arineu Mozer celebrou a renovação dos votos do batismo de crianças da Catequese, ocasião em que elas fizeram a confissão dos seus pecados (de forma singular) ao padre. O costume diz que, sempre que pecar deve confessar primeiro os seus pecados para então poder receber a Sagrada Eucaristia, o que acontecerá no próximo sábado, às 17h. A coordenadora da Iniciação Cristã – Catequese Infantil, Aline Almôndega, disse que 41 crianças, após 2 anos de preparação, estão aptas a receber o Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho.

A Primeira Eucaristia

A Eucaristia é também banquete sagrado, no qual recebemos a Jesus Cristo como alimento de nossas almas. A Comunhão é receber a Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia, de maneira que, ao comungar, entra em nós mesmos Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, com seu corpo, sangue, alma e divindade. A Eucaristia é a fonte e cume da vida a Igreja, e também de nossa vida em Deus.

A Igreja manda comungar pelo menos uma vez ao ano, em estado de graça. Recomenda vivamente a comunhão frequente e, se possível, sempre que se assista a Santa Missa, para que a participação do sacrifício de Jesus seja completa.

É muito importante receber a Primeira Comunhão quando se chega ao uso da razão, com a devida preparação. A Primeira Comunhão é uma celebração, uma cerimônia religiosa da Igreja Católica, onde a criança recebe pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo, sob a forma de pão e vinho. A hóstia é o elemento principal da cerimônia pois representa Cristo.

A Primeira Comunhão também é conhecida como a Primeira Eucaristia, e, para receber a Primeira Comunhão, é necessário que a criança aprenda o fundamento da Igreja Católica. Através dos catequistas, no Catecismo (Cursinho preparatório para Crianças) a criança aprenderá os 10 mandamentos, os 7 sacramentos da Igreja e também conhecerá a vida de Jesus. É uma cerimónia importante para a criança, tanto quanto é o batizado. A preparação das crianças de nossa comunidade fica a cargo de uma equipe de Catequistas.

____________

Emilton Rocha (Pacom), com informações do Catecismo da Igreja Católica / Fotos: Jainere Rojas

Para ampliar, clique 2 vezes na foto.

Artigo anteriorPapa Francisco: o Advento nos convida a estar vigilantes
Próximo artigoMissa de Natal na Basílica terá coral com 70 vozes