Cardeal Orani fala sobre “Pátio dos Encontros” no Rio

A Arquidiocese do Rio de Janeiro acolherá esta semana, de quarta a sexta feira (6, 7 e 8 de abril), o evento denominado “Pátio dos Encontros”, uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura que tem como objetivo incentivar o diálogo, especialmente entre crentes e não-crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. O evento terá a participação, entre outros, do presidente do referido dicastério vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi.

A iniciativa, que já se realizou em várias cidades da Europa e da América com o nome “Pátio dos Gentios”, terá lugar pela primeira vez no Brasil, tendo como anfitriã, de fato, a “Cidade Maravilhosa”, que em agosto sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

AFP4827156_Articolo

Para nos falar sobre a expectativa da Igreja local acerca destes dois eventos, o colega Silvonei José conversou com o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que tratou também do andamento Ano Santo na arquidiocese neste Jubileu extraordinário da Misericórdia.

Inicialmente, Dom Orani nos explica porque “Pátio dos Encontros”:

“Ética e transcendência” será o tema central do “Pátio dos Encontros”. Silvonei ouviu também o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo César Costa, que nos fala, entre outros, sobre os preparativos para o evento e as perspectivas em torno do mesmo:

‘Pátio dos Encontros’: últimos ingressos gratuitos para o Teatro Municipal

Foram liberados os últimos ingressos para o evento “Pátio dos Encontros”, que será realizado no Teatro Municipal, no dia 7 de abril, às 19h30. Uma parceria entre a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Pontifício Conselho da Cultura.

Neste principal evento do “Pátio dos Encontros” haverá um debate, que se desenvolverá a partir do tema “Ética e Transcendência”. Numa sociedade onde a crise ética é uma grande realidade, necessita-se perguntar pela ética e refletir sobre a relação entre Ética e Transcendência. Este debate de alto nível será mediado pelo jornalista da GloboNews Gerson Camarotti e contará com a presença do Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, da Santa Sé, Arnaldo Niskier, Muniz Sodré e Nélida Piñon.

Para encerrar este belo evento no Teatro Municipal, também haverá a apresentação inédita de um dos maiores nomes da música brasileira: Maria Bethânia.

A direção artística do evento será de Ulysses Cruz, que também atuou na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

Para confirmar sua participação neste evento e garantir seu ingresso e de até um acompanhante, é preciso enviar mensagem para arquidiocesecerimonial@gmail.com informando apenas:

1. Nome completo.

2. Se houver acompanhante, acrescente apenas a informação “com acompanhante”, sem o nome deste.

Confirmação sujeita a lotação do teatro. O seu ingresso somente estará garantido após o e-mail de confirmação enviado pelo Cerimonial da Arquidiocese.

Fontes: Rádio Vaticano e Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Artigo anteriorEntidades assinam Conclamação Dirigida ao Povo Brasileiro