Capuchinhos: Semana Bíblica Nacional dedicada ao “Evangelho da criação”

Encontro será realizado de 28 de agosto a 1º de setembro na Casa do Verbo Divino, em Fátima

semana_biblica_nacional_2016

Por Agência Ecclesia

Fátima, Santarém – O Secretariado do Movimento Bíblico, dos Franciscanos Capuchinhos, vai promover a partir deste domingo a 39.ª Semana Bíblica Nacional, com o tema ‘O Evangelho da criação’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o frade Capuchinho Manuel Arantes da Silva, secretário do Movimento, refere que “descobrir” o sentido bíblico da criação e “as respostas da ciência e da fé aos problemas da ecologia” é o objetivo principal da Semana Bíblica Nacional, que vai decorrer em Fátima.

O encontro realiza-se em Fátima, até 1 de setembro, e segundo o sacerdote a importância do tema “dispensa toda e qualquer justificação” assinalando que as “transformações rápidas”, em todos os setores da vida, “repercutem-se também no planeta”.

O programa, que contempla “vários tempos de oração”, começa com a saudação do ministro provincial, frei Fernando Alberto Cabecinhas, às 21h15, do dia 28.

O comunicado destaca ainda alguns subtemas e conferencistas da 39.ª semana nacional de estudos bíblicos, este ano dedicada ao ‘Evangelho da Criação’, como: “O rosto do Deus criador” pelo frei Carmelita Descalço Armindo Vaz; os “Salmos da Criação” pelo padre Capuchinho Herculano Alves.

Na terça-feira, a partir das 15h00, destaca-se a mesa-redonda ‘Leituras do livro da criação’ que vai reunir José Manuel Alho, na vertente científica, a engenheira florestal Margarida Alvim, da Fundação católica ‘Fé e Cooperação, e o frei Acílio Mendes sobre o franciscano.

O bispo de Lamego, D, António Couto, apresenta no dia seguinte uma reflexão sobre “Cristo, o primogénito de toda a criatura”, às 09h30, e o frei Fernando Ventura vai falar sobre “novos Céus e nova Terra”, a partir das 15h00.

No último dia, 01 de setembro, antes da Eucaristia de Encerramento, às 11h00, o bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra, vai apresentar o subtema “Da «Pacem in Terris» à «Laudato Si»”, a partir das 09h30.

Com o propósito de ser uma “séria reflexão” que ajude todos a contemplar o mundo com um olhar mais sapiente e franciscano, a 39.ª Semana Bíblica Nacional realiza-se na Casa do Verbo Divino, em Fátima.

Artigo anteriorTema do Dia Mundial da Paz 2017: “A não violência, uma política pela paz”
Próximo artigo“Maria, Mãe de Misericórdia”: fiéis da Arquidiocese do Rio participam de romaria em Aparecida