Capuchinhos preparam uma grande festa para São Sebastião

Cardeal Orani Tempesta presidirá a Missa Solene às 9h na Basílica. A tradicional procissão sairá do Santuário às 16h rumo ao centro

DSC_2537aaaaaa (Copy)
Dom Orani preside a missa de abertura da Trezena de São Sebastião, que será encerrada nesta sexta, 19

Por Emilton Rocha / Pascom

Nesta sexta-feira, 19, quando será encerrada a Trezena de São Sebastião – cujo tema este ano é “São Sebastião superou tudo com amor” –, todos os preparativos para a grande festa do padroeiro da Cidade, na Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), já estarão devidamente finalizados. As homenagens ao santo guerreiro começam ainda na madrugada do dia 20 com a alvorada a São Sebastião em alguns pontos da cidade, explosões de fogos em vários bairros e missas na Basílica de hora em hora, a partir das 5h da manhã até às 18h. Os horários das missas são: 5h, 6h, 7h, 9h (Missa Solene), 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h (após o retorno da procissão).

Missa Solene com Dom Orani e a tradicional Procissão

Às 9h, o Cardeal Orani João Tempesta presidirá a Missa Solene na Basílica de São Sebastião (Capuchinhos). Na ocasião, será lançada a medalha de São Sebastião.  Na parte da tarde, às 16h, a tradicional procissão sairá da Basílica, à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro da cidade. Após a chegada da procissão, a Fundação Cesgranrio fará a encenação do Auto de São Sebastião e, em seguida, Dom Orani dará a bênção na cidade e celebrará a missa de encerramento da festa do padroeiro.

A procissão percorrerá 3 km de ruas, seguindo o mesmo trajeto dos anos anteriores (Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim Sá, Av. Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Av. Henrique Valadares, Rua da Relação, Av. República do Chile) até a chegada de seu destino final, a Catedral Metropolitana.

Um santo venerado pelos brasileiros

Diversos estados brasileiros celebram o santo que o tem como padroeiro em centenas de cidades. Mas é na cidade do Rio de Janeiro que a comemoração ganha destaque, já que São Sebastião é o padroeiro do município, sendo esse dia um feriado municipal para os cariocas. O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. São Sebastião é considerado o padroeiro dos atletas e militares.

A data é celebrada com uma festa litúrgica na Igreja Católica, em homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do Cristianismo. As comemorações do Dia de São Sebastião reúnem diversos devotos em procissões e romarias pelas ruas das cidades de todo o Brasil.

Oração a São Sebastião

“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem Fé, sem Esperança e sem Caridade.

Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. Amém”.

Artigo anteriorIgreja no Brasil anuncia solenidades móveis do ano
Próximo artigoNo dia de São Sebastião, o padroeiro é festejado em toda a cidade