Capuchinhos celebram 40 anos de fundação da Província Nossa Senhora dos Anjos

DSC_5499
Frei Arles de Jesus (em pé) em assembleia extraordinária com frade da província.

Por Emilton Rocha*

Em comemoração aos 40 anos da Província Nossa Senhora dos Anjos – que abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais – os frades capuchinhos estiveram reunidos em assembleia extraordinária, de 9 a 11 de dezembro, quando fizeram memória histórica e debateram sobre o momento atual e perspectivas para o futuro.

Sob a coordenação do ministro provincial, frei Arles Dias de Jesus, a assembleia foi realizada no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca. No encerramento, dia 11 de dezembro, houve missa em ação de graças presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. Foram também ordenados presbíteros os frades André Nascimento de Jesus e Michel Padilha dos Santos.

FUNDAÇÃO

Com o nome d e Nossa Senhora dos Anjos, patrona da Ordem dos Franciscanos, a província foi criada no dia 22 de abril de 1980, por meio de decreto do então ministro geral da Ordem, frei Pascoal Rywalski. A solenidade de inauguração, realizada na assembleia provincial, entre os dias 11 e 13 de dezembro de 1980, na Fraternidade São Sebastião (Rio de Janeiro), esteve sob a presidência de frei Pascoal. Contou ainda com a presença do definidor geral para a América Latina, frei José Carlos Corrêa Pedroso, bispos (especialmente da Ordem) e ministros provinciais da Itália e do Brasil.

Durante a assembleia, tratou-se dos estatutos da província e do Diretório do Capítulo, aprofundando-se ainda o estudo dos planos de formação, de pastoral e de administração. No lugar de frei Antônio Elizeu Zuqueto, nomeado bispo auxiliar de Teófilo Otoni (MG) em março de 1980, frei César João Broetto assumiu o governo da província. Frei Sisto Veca retornou à Província de Siracusa (Itália) onde seria eleito ministro provincial por triênios consecutivos.

PRIMEIRO GOVERNO PROVINCIAL

O primeiro governo provincial foi constituído pelos seguintes irmãos: frei César João Broetto (ministro provincial), frei Jayr Antônio Sylvestre (vigário provincial); frei Vital André Ronconi, frei Agostinho Ramiro Francisco e frei Laudelino Geraldo de Oliveira (definidores provinciais).

Com especial licença, a província celebrou, imediatamente, o seu primeiro Capítulo Provincial, aberto por frei Pascoal, e presidido por frei José Carlos Corrêa Pedroso. Itens aprovados nesse capítulo: continuar com o Educandário São Francisco de Assis, dar apoio ao Seminário de Santa Teresa, exigir relatório trimestral das paróquias administradas pela província, difundir o BICI (órgão de comunicação da Cúria geral para toda a Ordem), aumentar o entrosamento com a Igreja local e, por fim, dar maior atenção ao serviço de documentação histórica referente à província.

A nova província, na sua proclamação, nasceu com sete fraternidades, e um total de 47 frades, 3 noviços, 6 postulantes, 10 estudantes de Filosofia/Teologia e um frade a serviço da Nunciatura Apostólica no Brasil, residindo em Brasília (DF).

MINISTROS PROVINCIAIS

Nesses quarenta anos, a Província Nossa Senhora realizou 14 Capítulos Provinciais. Foram eleitos ministros provinciais os seguintes frades: frei César João Broetto (1980 a 1983), frei Dimas de Castro Neves (1983 a 1986), frei Jayr Antônio Sylvestre (1986 a 1992), Frei João Carlos de Araújo (1992 a 1995), frei Júlio Cézar Borges do Amaral (1995 a 1998), frei Luiz Carlos Siqueira (1998 a 2001), frei João Carlos de Araújo (2001 a 2007), frei Jorge Luiz de Oliveira (2007 a 2013), frei Luiz Carlos Siqueira (2013 a 2019) e frei Arles Dias de Jesus, atual ministro, eleito em 2019.

ATUAL GOVERNO

Os integrantes do atual governo da Província Nossa Senhora dos Anjos são frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial; frei Luiz Fernando T. Duarte, vigário provincial; frei José Wiliam Corrêa de Araújo, segundo conselheiro provincial; frei Arineu Mozer Macedo, terceiro conselheiro provincial; e frei Edcarlos Hoffman, quarto conselheiro provincial.

PALAVRAS DO PROVINCIAL

“Que o Senhor nos dê a paz! Existe uma célebre frase de nosso Pai Seráfico, dita num momento em que São Francisco já tinha realizado grande parte de sua missão e obra. Segundo as fontes franciscanas, Francisco disse aos seus primeiros companheiros: “Irmãos, comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos”!

Celebrando 40 anos de caminhada em nossa província, queremos renovar em nós frades capuchinhos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a mesma intuição e o mesmo espírito que moveu São Francisco nos primórdios de nossa Ordem. Nós queremos avançar para águas mais profundas, nós queremos cada vez mais crescer na graça de Deus e aprofundar nossos esforços, nossa dedicação, nosso amor pela vocação franciscana, pela nossa Ordem Capuchinha e por toda a Igreja.

Neste mundo marcado pelo individualismo, queremos ser e construir a fraternidade! Ouvindo e seguindo os apelos do Evangelho, queremos continuar testemunhando a minoridade, a simplicidade e o amor a Deus refletido nos menos favorecidos de nossa Sociedade e nas regiões onde estamos inseridos.” Frei Arles Dias de Jesus

____________

* Com informações de Frei Ávila de Moura

Artigo anteriorSanto do dia 18 de dezembro / Nossa Senhora do Ó