Campanha “Amigos do Haiti”: doações são entregues à Marinha para envio às vítimas do furacão Matthew

Mais de 3 toneladas, na grande maioria biscoitos, foram despachadas nesta quinta-feira, encerrando uma bela campanha

5877c402-93c0-4f14-814c-fb18323ad868

Por Emilton Rocha / Fotos: Divulgação e Google

Nesta quinta-feira, 24 de novembro, mais de três toneladas em doações foram enviadas à Marinha do Brasil para serem entregues às vítimas do Furacão Matthew, no Haiti, que deixou cerca de mil mortos, de acordo com balanços divulgados pelas agências de notícias internacionais, após sua passagem no dia 4 de outubro por aquele país. Segundo Frei Almir Silva, da Basílica de São Sebastião, exatamente 3 toneladas, 193 quilos e 800 gramas foram doados à Campanha “Amigos do Haiti”, uma parceria entre a Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e o Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos. Somente em biscoitos, foram arrecadados 2 toneladas, oitocentos e noventa e nove quilos. O restante das doações foram roupinhas infantis, sapatos e material de higiene, etc. “Não esperávamos três toneladas, mas a ação de Deus, a  providência de Deus sempre está conosco” – confessou Irmã Claudia Adriana Aurieme, apóstola do Sagrado Coração de Jesus. Frei Almir reconhece que a campanha atingiu seu objetivo principal, que foi despertar nas pessoas o ato da doação, um gesto de amor e compaixão pelo próximo.

000_gy5fu

Para a agência Reuters, o Matthew foi a tempestade mais forte em quase uma década no Caribe, deixando cerca de mil mortos somente no Haiti, mergulhando o país no caos. Nesse país, os ventos chegaram a 230 km/h, provocando deslizamentos de terra e destruíram casas. Milhares de pessoas foram levadas para abrigar-se em escolas, igrejas e outros centros comunitários, disse Guillaume Albert Moléon, porta-voz do Ministério do Interior haitiano. O Haiti, que ainda não se recuperou no terremoto de 2010.

O país tem 10 milhões de habitantes – sendo 4 milhões crianças – e milhares de pessoas ainda vivem em barracas de campanha desde o devastador terremoto de 2010. Além disso, a erosão é muito perigosa devido às montanhas e o desmatamento. Entre as áreas mais vulneráveis do país estão bairros extremamente pobres e densamente povoados como Cite Soleil – onde 100 mil de seus 500 mil residentes enfrentam sérios riscos de inundação – e Cite L’Eternel, no litoral.

Artigo anteriorCrianças receberão a Primeira Eucaristia neste sábado, na missa das 17h
Próximo artigoFrei Arles celebra a Primeira Eucaristia de 27 crianças e adolescentes