Bênção dos Capuchinhos levou milhares de fiéis à Basílica na primeira sexta-feira do ano

Estima-se que 50 mil pessoas passaram pelo templo para pedir bênçãos e agradecer por graças alcançadas

DSC_6419

Emilton Rocha / Pascom

Na primeira sexta-feira do ano, 3, o Santuário Basílica de São Sebastião reuniu cerca de 50 mil fiéis, segundo estimativas, que foram receber a tradicional bênção dos frades Capuchinhos ou barbadinhos.

Foram 15 missas celebradas de hora e hora até às 19h, com as bênçãos entre as celebrações que tiveram início às 5h, com frei Jorge de Oliveira, pároco do Santuário. A partir daí, a igreja ficava lotada a cada missa. Mesmo a forte chuva que caiu por volta do meio-dia não impediu a chegada de pessoas de toda parte do Rio de Janeiro.

“Esta benção é dada a toda a população do Rio de Janeiro, a todas as pessoas que acorrem aqui ao santuário basílica de São Sebastião dos frades Capuchinhos desde o final de 1800, especificamente a partir de 1931 aqui na Tijuca. Após cada missa, de hora em hora, as pessoas recebem a água benta em sinal de proteção” – explicou frei Jorge ao site G1.

A bênção dos capuchinhos

Em 1886, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no extinto Morro do Castelo, no centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a bênção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa benção especial na primeira sexta-feira de janeiro. De acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, as bênçãos passaram a ser dada no novo endereço, atraindo cada vez mais fiéis.

A tradicional bênção dos capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, concedida na primeira sexta-feira de cada mês, é hoje patrimônio cultural carioca,  assim como a procissão da Festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

GALERIA DE FOTOS

Para ampliar, clique duas vezes em cada miniatura

Artigo anteriorTrezena de São Sebastião começa nesta terça-feira, 7, e marca o início dos festejos do glorioso mártir
Próximo artigo7 coisas que talvez não saiba sobre a Epifania e os famosos Reis Magos