Basílica e comunidades luso-brasileiras comemoram os 100 anos das aparições de Fátima

Procissão, missas e muita música estão entre as homenagens de 12 a 14 de maio

cartaz_site

Por Emilton Rocha / Pascom

Durante o mês de maio, mês de Maria, ocasião em que milhões de pessoas participam de romarias e peregrinações a santuários marianos em todo o mundo, três grupos portugueses da Tijuca – Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria, Casa dos Açores e Casa dos Poveiros – e o Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos se uniram e elaboraram uma programação especial para comemorar o centenário das aparições de Nossa Senhora (1917-2017), designação dada a um ciclo de aparições da Virgem de Fátima que ocorreu durante o ano de 1917 na localidade de Fátima, em Portugal.

As aparições de Fátima

Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos. As aparições da Virgem se deram habitualmente na Cova da Iria, numa propriedade do pai de Lúcia, situada a 2,5Km de Fátima. A mãe de Deus apareceu por volta do meio-dia de maio a setembro, sempre no dia 13.

A programação na Basílica

No dia 12 de maio, quinta-feira, às 17h30, será realizada uma procissão de Nossa Senhora, saindo da Casa da Vila da Feira e Terra de Santa Maria até a Basílica, onde será celebrada uma missa às 18H.

No dia seguinte, às 16h, será a abertura das festividades, com barraca de doces portugueses, caldos e salgados na cantina; às 17h, será celebrada missa festiva com coroação da Virgem de Fátima; às 18h30, é a vez do Grupo Rancho Folclórico Eça de Queiroz, da Casa dos Poveiros, se apresentar; e, às 19h20, a fadista Maria Alcina estará se apresentando com suas belas canções.

No domingo, 14, Dia das Mães, a Equipe de Eventos da Basílica estará oferecendo uma deliciosa feijoada para mães e filhos, no Espaço Capuchinhos, Salão Frei Nemésio, das 12h30 até às 15h30. Os convites já estão à venda na Secretaria da Basílica e após as missas do domingo, ao preço de R$ 25,00 cada.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12

17h: Procissão de Nossa Senhora, saindo da Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria até a Basílica. Missa em seguida, às 18H.

Dia 13

16h: Abertura das festividades (barraca de doces portugueses, caldos e salgados na cantina)

17h: Missa festiva, com coroação de Nossa Senhora

18h30:  Apresentação do Grupo Rancho Folclórico Eça de Queiroz

19h30: Apresentação da fadista Maria Alcina

Dia 14

12h30 às 15h30: Feijoada comemorativa pelo Dia das Mães, no Espaço Capuchinhos, Salão Frei Nemésio

Artigo anteriorEgito: Papa desafia religiões a condenação conjunta da violência e ódio em nome de Deus
Próximo artigoVaticano: Papa pede solução diplomática para conflito EUA-Coreia do Norte