Basílica divulga programação da festa do 453º aniversário da Cidade

Cardeal Orani Tempesta presidirá Santa Missa em Ação de Graças, às 18h

esta31 (Copy)Emilton Rocha / Pascom

Nesta quinta-feira, 1º de março, os cariocas irão comemorar o 453º aniversário da Cidade do Rio de Janeiro. Neste dia, às 18h, o Cardeal Orani João Tempesta presidirá Celebração Eucarística em Ação de Graças no Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos.

Além da Santa Missa, haverá, dentro da programação, a apresentação da Banda da Marinha, o lançamento do livro “São Sebastião”, de autoria do padre Jeferson Mengali, e a participação do Coral de São Sebastião, cantando clássicos da Bossa Nova.

“Mais uma grande oportunidade que temos de celebrar o aniversário de uma cidade tão querida, viva e que também leva, em sua fundação oficial, o nome do mártir São Sebastião, seu padroeiro. Unidos a Cristo, de modo especial, pelo ano de 2018, ano de eleição e tantas mudanças que nossa cidade e estado vivem. Que Deus nos abençoe”, comenta o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, no site da Arquidiocese.

Como se sabe, a Cidade do Rio faz parte do cartão postal do nosso país, com belas praias e pontos turísticos conhecidos no mundo todo. A mundialmente conhecida praia de Copacabana, o Estádio do Maracanã, o Cristo Redentor (maior cartão postal da cidade) e o Pão de Açúcar são alguns deles. O Rio de Janeiro também é conhecido pelo seu famoso Carnaval.

Tendo a cidade uma grande vocação para o turismo, visitar a Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos é conhecer um pouco da história do Rio de Janeiro. Originalmente, a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro era localizada no Morro do Castelo. Em 1922, após a derrubada do morro, os frades mudaram para a Tijuca.

Os frades capuchinhos são os guardiões das relíquias históricas da cidade: a imagem de São Sebastião trazida por Estácio de Sá em 1563, o marco de pedra da fundação da cidade com o escudo português esculpido, e os restos mortais de Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro. Três grandes eventos atraem milhares de fiéis à Basílica: a Festa de São Sebastião, padroeiro da Cidade, celebrada dia 20 de janeiro, a Bênção dos Capuchinhos na primeira sexta-feira do ano e a festa do Círio de Nazaré, que já virou tradição no Rio. Nessas ocasiões milhares de fiéis passam pelo santuário.

O Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos fica na rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

Artigo anteriorO que são os sacramentais na vida cristã? Conheça alguns deles
Próximo artigoPresidente da CNBB lamenta agressividade crescente nas redes sociais