26 de fevereiro de 2018

Basílica divulga programação da festa do 453º aniversário da Cidade

Cardeal Orani Tempesta presidirá Santa Missa em Ação de Graças, às 18h

esta31 (Copy)Emilton Rocha / Pascom

Nesta quinta-feira, 1º de março, os cariocas irão comemorar o 453º aniversário da Cidade do Rio de Janeiro. Neste dia, às 18h, o Cardeal Orani João Tempesta presidirá Celebração Eucarística em Ação de Graças no Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos.

Além da Santa Missa, haverá, dentro da programação, a apresentação da Banda da Marinha, o lançamento do livro “São Sebastião”, de autoria do padre Jeferson Mengali, e a participação do Coral de São Sebastião, cantando clássicos da Bossa Nova.

“Mais uma grande oportunidade que temos de celebrar o aniversário de uma cidade tão querida, viva e que também leva, em sua fundação oficial, o nome do mártir São Sebastião, seu padroeiro. Unidos a Cristo, de modo especial, pelo ano de 2018, ano de eleição e tantas mudanças que nossa cidade e estado vivem. Que Deus nos abençoe”, comenta o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, no site da Arquidiocese.

Como se sabe, a Cidade do Rio faz parte do cartão postal do nosso país, com belas praias e pontos turísticos conhecidos no mundo todo. A mundialmente conhecida praia de Copacabana, o Estádio do Maracanã, o Cristo Redentor (maior cartão postal da cidade) e o Pão de Açúcar são alguns deles. O Rio de Janeiro também é conhecido pelo seu famoso Carnaval.

Tendo a cidade uma grande vocação para o turismo, visitar a Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos é conhecer um pouco da história do Rio de Janeiro. Originalmente, a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro era localizada no Morro do Castelo. Em 1922, após a derrubada do morro, os frades mudaram para a Tijuca.

Os frades capuchinhos são os guardiões das relíquias históricas da cidade: a imagem de São Sebastião trazida por Estácio de Sá em 1563, o marco de pedra da fundação da cidade com o escudo português esculpido, e os restos mortais de Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro. Três grandes eventos atraem milhares de fiéis à Basílica: a Festa de São Sebastião, padroeiro da Cidade, celebrada dia 20 de janeiro, a Bênção dos Capuchinhos na primeira sexta-feira do ano e a festa do Círio de Nazaré, que já virou tradição no Rio. Nessas ocasiões milhares de fiéis passam pelo santuário.

O Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos fica na rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

clear