Basílica realiza investidura de 2 coroinhas neste domingo, 16

Os 8 coroinhas atuais estarão renovando os compromissos da função durante a missa das 18h

coroinhas site

Por Emilton Rocha e Manoel Antonio Tavares (Pascom)

Após quase um ano de preparação, desde que terminaram a catequese, Ana Elise Candido Rojas (na foto à dir.) e Bruna d’Oliveira Fernandes, ambas com 10 anos, vêm passando pelo processo de preparação para a função de coroinhas, em encontros quinzenais supervisionados por Graça Tavares, coordenadora do grupo de coroinhas da Basílica. Neste mesmo dia 16 de outubro, outros oito meninos e meninas, renovarão o compromisso para o serviço do altar.

Entende-se por coroinha todo menino ou menina que, na igreja, exerce funções de auxílio ao presidente da celebração. O coroinha auxilia o sacerdote na celebração da santa missa nas solenidades, festas e nos demais atos litúrgicos, como casamentos e batizados. Não existe idade para exercer o serviço, mas na Basílica eles têm entre 7 e 17 anos, depois passam a ser cerimoniários. O coroinha não é um enfeite, mas um menino ou menina que, servindo o altar, está fazendo crescer a comunidade. Ser coroinha não é um privilégio. É um serviço, um ministério.

São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas

O Padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio. Muito pouco se sabe da sua vida. Tarcísio era acólito na Igreja de Roma, no século III. Ele acompanhava o papa Sisto II na missa. Nessa época, celebrava-se a Eucaristia nas catacumbas, devido à perseguição do imperador romano, Valeriano. Quando os cristãos eram lançados às prisões, costumava-se levar-lhe a comunhão às escondidas, para que não desanimassem nem perdessem a fé. Quem fazia isso eram os diáconos. Um dia, às vésperas do martírio de um grande grupo de cristãos, o papa Sisto II não sabia a quem mandar para levar a Comunhão na prisão, pois seus diáconos também estavam presos. Foi então que o coroinha Tarcísio, com apenas 12 anos, se ofereceu. Foi aceito. Passando por uma estrada chamada Via Ápia, alguns rapazes tentaram saber o que ele carregava debaixo das vestes. Como se recusasse a mostrar, apedrejaram-no até a morte. Quando foram procurar o que Tarcísio levava, as hóstias haviam sumido misteriosamente. Desde o início, Tarcísio foi venerado como exemplo de santidade. É o padroeiro dos acólitos e dos coroinhas.

Oração de São Tarcísio

“São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade”.

Artigo anteriorProcissão leva milhares de fiéis às ruas da Tijuca, no último dia do Círio de Nazaré
Próximo artigoA devoção do Papa a Nossa Senhora Aparecida