Basílica de São Sebastião e Morro do Castelo, qual a ligação?

Rj-Ap-1.1.-Centro.-Morro-do-Castelo.-Igreja-de-São-Sebastião-Johann-Jacob-Steinman-1839-1

Pintura de Johann Jacob Steinman, 1839. Vê-se o topo do Morro do Castelo. À esquerda vê-se a torre da Igreja de Santo Inácio e parte do Colégio dos Jesuítas; o arco pertencia ao Observatório. À direita a Igreja de São Sebastião. Observe as duas torres bem nítidas, antes da reforma de fins do século XIX e a ausência do Convento dos Capuchinhos. (Do site: “Histórias e Monumentos”)

A Igreja de São Sebastião, situada na Tijuca, Rio de Janeiro, foi inaugurada em 15 de agosto de 1931. Ela sucede a antiga Igreja do Morro do Castelo, edificada em 1567, e reconstruída por Salvador de Sá em 1583. Para este local foram transportados o que chamamos de “Relíquias Históricas da Cidade”: os restos mortais do fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, morto em 1567; o marco zero (português) da cidade fundada em 1565, e a pequena imagem de São Sebastião, de 1563.

Em 1842 a Igreja de São Sebastião do Castelo foi entregue aos cuidados dos frades capuchinhos. Esta igreja sobreviveu até 1922, quando foi demolida juntamente com o Morro do Castelo. Embora com isso o Rio de Janeiro tenha perdido uma das partes mais significativas de sua história antiga, muitas coisas foram conservadas e transferidas para a Igreja de São Sebastião na Tijuca.

A atual Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos foi elevada a Paróquia em 9 de janeiro de 1947 pelo Cardeal Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara. No dia 8 de junho, instalou-se a nova paróquia de São Sebastião do Antigo Morro do Castelo, tendo como primeiro pároco o Frei Jacinto de Palazzolo, Ofmcap. Foi conservada aos capuchinhos a guardiania das “Relíquias Históricas da Cidade do Rio de Janeiro”. Em 1º de novembro de 2015, em uma bela cerimônia, a Paróquia foi elevada a Santuário Basílica Menor de São Sebastião pelo Papa Francisco.

(Transcrito do artigo do Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, “Basílica de São Sebastião”)

Artigo anteriorPapa Francisco volta ao Brasil em 2017
Próximo artigoSemana Nacional da Família