Basílica celebra Crisma de jovens e adultos em dia marcado pela felicidade

“O sacramento da confirmação dá ao homem um poder espiritual para determinadas outras ações sagradas, além daquelas para as quais o batismo o qualifica” – Santo Tomás

crisma 2017_1 (Copy)
Agora crismados, os jovens posam para a Pascom em frente à imagem de São Sebastião

Por E. Rocha / Pascom

Na noite deste domingo, 18 de junho, 35 jovens e adultos receberam, com muita felicidade, o Sacramento da Crisma no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, repleto de amigos, padrinhos e familiares.

A Santa Missa foi presidida por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e concelebrada pelos freis Arineu Mozer Macedo e Regivaldo Silva.

O Sacramento chama-se Crisma por causa do rito essencial, que é a unção. E denomina-se Confirmação porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Os padrinhos são, segundo os escritos católicos, novos pais que deverão amparar seus afilhados espiritualmente.

Durante a homilia, Dom Luiz Henrique disse que neste sim que os crismandos estão dando ao Senhor, receberão os dons, as graças e a força necessários para cumprir o chamado de Jesus.

Para receber o sacramento da Confirmação, é importante oferecer aos crismandos uma boa preparação – feita com excelência pela Pastoral da Crisma –, que deve visar uma adesão pessoal à fé em Cristo e a despertar neles o sentido de pertencer à Igreja. A Confirmação, como todo Sacramento, não é obra dos homens, mas de Deus, que cuida da nossa vida, de modo a modelar-nos à imagem do seu Filho, tornando-nos capazes de amar como Ele amou.

Após a cerimônia, foi realizada uma grande confraternização no Salão Frei Nemésio.

Artigo anteriorFrancisco: rezar o Terço traz paz à Igreja e ao mundo
Próximo artigoFrades Capuchinhos inauguram amplo espaço para eventos no Rio