O Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos informa, através das respectivas pastorais, que já estão abertas as inscrições para a Iniciação Cristã – Batismo, Catequese Infantil e Crisma. Dá-se o nome de Iniciação Cristã, por que é o início de uma caminhada, um itinerário, com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade, transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário. Ela completa a formação cristã recebida na família. Acolhe crianças, adolescentes, jovens e adultos.

">
19 de fevereiro de 2019

Abertas as inscrições para a Iniciação Cristã: Batismo, Catequese Infantil e Crisma

Matrículas poderão ser feitas na Secretaria Paroquial no horário comercial

Iniciação-CristãEmilton Rocha / Pascom, com informações da Cúria Diocesana

O Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos informa, através das respectivas pastorais, que já estão abertas as inscrições para a Iniciação Cristã – Batismo, Catequese Infantil e Crisma.

Dá-se o nome de Iniciação Cristã por que é o início de uma caminhada, um itinerário, com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade, transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário. É o processo pelo qual uma pessoa é incorporada ao mistério de Cristo, morto e ressuscitado, tornando-se discípula de Cristo.

A iniciação cristã completa a formação cristã recebida na família. Acolhe crianças, adolescentes, jovens e adultos. Quando necessário e dentro das condições de cada um, ajuda na preparação aos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. A Crisma é inseparável do Batismo. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os “sacramentos da iniciação cristã”.

O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si. Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água sobre o batizando, através de imersão,efusão ou aspersão. Catequese é o nome que a Igreja Católica usa para denominar as aulas voltadas para os sacramentos desta, na juventude você frequenta catequese para o sacramento da Primeira Eucaristia e o da Crisma. Os católicos consideram a Catequese uma fase muito importante na vida das crianças, é dito que ela enriquece e amadurece a fé. O Sacramento da Crisma é para jovens a partir dos 15 anos, sem limite de idade. Adultos que não tiveram a oportunidade de participar da Catequese da Crisma podem e devem participar.

Esta transformação radical se realiza no âmbito da fé e supõe um itinerário catequético chamado Catecumenato, realizado em etapas. Este itinerário marcou os primeiros tempos da Igreja. Esta catequese levava a pessoa a fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo e seu Reino. O Catecumenato, também conhecido como Sacramento da Confirmação e crisma, é o sacramento que confirma e consolida a graça batismal e concede o dom especial do Espírito Santo, unindo, desta forma, o cristão a Cristo e à sua Igreja.

Não era apenas uma doutrina, um ensino, um catecismo; era um verdadeiro encontro, uma experiência de vida que encantava, empolgava, apaixonava o catecúmeno, no amor a Deus e aos irmãos.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Paroquial, das 8h às 12h e das 14h às 18h, durante a semana no Santuário Basílica de São Sebastião (Frades Capuchinhos), à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca – Tel.: 2204-7900

clear