50 anos da Declaração Nostra Aetate são comemorados no Rio

IMG-20150905-WA0001

Arquidiocese do Rio e Federação Israelita celebram 50 anos da Nostra Aetate

A Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Federação Israelita (Fierj) celebraram na quinta-feira, 3 de setembro, os 50 anos da publicação da Declaração Nostra Aetate, aprovada pelo Concílio Vaticano II e promulgada pelo papa Paulo VI em 28 de outubro de 1965, em Roma. Da comemoração, no Palácio São Joaquim, participou o cardeal suíço Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Comissão para as Relações Religiosas com os Judeus.

O Cardeal Kurt Koch vem ao Rio, após visita a São Paulo, para uma série de encontros com as comunidades judaicas e com as denominações cristãs.

IMG-20150905-WA0005

O arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, recebe o terceiro convidado da série “Grandes Cidades: Desafios para a Unidade e a Paz” que trouxe o arcebispo de Barcelona, caderal Lluís Sistach, e o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.

“A preocupação com o trabalho da Igreja nas grandes metrópoles conduz à reflexão sobre os desafios da paz, justiça, ecologia e a união das religiões”, disse Dom Orani. “Esta união tem por base o Deus Único, que a todos criou, base da fé de judeus e cristãos, e por finalidade a salvaguarda de todo o criado, desde o ser humano até a mais ínfima criatura”.

Ontem, sexta-feira, dia 4, o cardeal Koch realizou uma conferência no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, às 9h30min. No período da tarde participou também de um momento de oração com denominações cristãs, às 17h, na Catedral Anglicana, Tijuca, do qual participou Frei Arles de Jesus, pároco da Basílica de São Sebastião.

Com informações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Artigo anteriorCorpo do menino sem vida na praia: Quem chorou hoje no mundo?
Próximo artigoHomens do Santuário: vinde e participai do Terço dos Homens!