Arquidiocese do Rio celebra a ordenação de 17 novos diáconos permanentes

A arquidiocese passou a ter 248 diáconos permanentes, dos quais 239 em atividade, sendo que 175 foram ordenados por Dom Orani

DSC_5183Emilton Rocha / Pascom

A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou sábado, 5 de dezembro, a ordenação de 17 novos diáconos permanentes. A celebração de ordenação da Turma São José, da Escola Diaconal Santo Efrém, foi realizada na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no centro da cidade. A cerimônia foi presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta. Com isso, a arquidiocese passou a ter 248 diáconos permanentes, dos quais 239 em atividade, sendo que 175 foram ordenados por Dom Orani.

Novo Diácono Permanente: Manoel Tavares, cinco anos de preparação.

Foram ordenados: Alexandre da Silva Pereira, Anderson de Oliveira Silva, Antônio Negreiros Fernandes, Charles Eustáquio da Silva, Elcio Wilson Nascimento da Silva, Enoque de Souza Lessa, Etienne Hubert Vreuls, Frederico Morato Nery, Gerson Lauro Pinto, José Henrique Gonçalves Correia, José Sérgio dos Santos, Juvenal Nazário, Luiz Eugenio Lina de Almeida, Manoel Antônio Lopes Tavares, Marcos Antônio Pereira Rodrigues, Nilton Dantas e Silva e Ricardo Teixeira Ferreira.

Os diáconos permanentes são homens casados (ou não) que foram chamados por Deus para exercerem o ministério do serviço na Igreja, recebendo o primeiro grau do sacramento da Ordem.

Entre os ordenados está Manoel Antonio Lopes Tavares, 62 anos, morador da Tijuca, coordenador do MESC, casado com Graça Tavares (coordenadora de Liturgia do Santuário), pai de Anna Raquel. Manoel é formado em Educação Física pela PUC Brasília, graduado em Teologia pela Faculdade de Brasília e trabalha como Controlador de Tráfego Aéreo. Foi indicado ao diaconato pelo então pároco, Frei Arles Dias de Jesus.

Para estar apto para a Ordenação, foram necessários cinco anos de preparação e quatro de propedêudico [é o que provê ensinamento preparatório ou introdutório, os chamados conhecimentos mínimos. Pode ser definido como um conhecimento necessário para o aprendizado].

Manoel foi designado para servir a Igreja no Santuário Basílica de São Sebastião, localizado na Tijuca, Rio de Janeiro.

GALERIA DE FOTOS:

Para ampliar, clique duas vezes em cada miniatura.

Artigo anteriorSanto do dia 6 de dezembro / SÃO NICOLAU
Próximo artigoSanto do dia 7 de dezembro / SANTO AMBRÓSIO