Anúncio da Campanha da Fraternidade mobiliza Vicariato Norte

Anuncio_da_CF_Vicariato_Norte_1_29012016150934

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016  será aberta oficialmente no próximo dia 10 de fevereiro

A Coordenação dos Círculos Bíblicos e a Coordenação para a Caridade Social do Vicariato Norte promoveram, no último dia 23 de janeiro, na Basílica de Santa Terezinha do Menino Jesus, na Tijuca, o “Anúncio Vicarial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016”.

O encontro foi aberto pelo vigário episcopal, padre Cláudio dos Santos que ressaltou que o tema da CF é de grande relevância frente aos graves problemas ambientais enfrentados no Brasil e no mundo, e destacou o apelo feito pelo Santo Padre, o Papa Francisco, em defesa da vida e da preservação do Planeta Terra, nossa Casa Comum: “A Encíclica ‘Laudato Si’ (do italiano, ‘Louvado Seja’), a primeira do gênero, revela a preocupação da Igreja com as questões ambientais que ameaçam a vida no planeta. Nesse sentido, peço o renovado empenho de todos para que atuemos com coragem e entusiasmo, buscando o diálogo ecumênico, para enfrentarmos esse grande desafio que nos é apresentado, em particular, pela Igreja no Brasil”, afirmou.

O objetivo do anúncio foi apresentar o Texto-Base da CF 2016 e sensibilizar os agentes de pastoral, coordenadores paroquiais e de comunidades e lideranças que trabalham com grupos populares e com temática ecológica para aprofundar temas emergentes como saneamento básico, uso racional dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável. Para a coordenadora vicarial dos Círculos Bíblicos, Carmem Silva, a CF pode contribuir, significativamente, para que haja uma mudança de hábitos pessoal e comunitária, inclusive nas paróquias e comunidades: “A adoção de pequenos gestos podem contribuir para que haja grandes mudanças na sociedade, sobretudo se houver redução do consumo, controle do desperdício de água e de energia, coleta seletiva domiciliar do lixo e descarte adequado de resíduos como baterias, pilhas, e remédios que oferecem grande risco de contaminação”, destacou.

Anuncio_da_CF_Vicariato_Norte_3_29012016150938

Para o Coordenador Vicarial para a Caridade Social, Cláudio Santos, o tema da CF é transversal e favorece um maior diálogo entre Igreja e a sociedade para a superação de velhos problemas que são comuns a todos: “A CF propõe que haja um maior diálogo entre as igrejas cristãs e também com toda a sociedade para construir ações consistentes em defesa da vida e preservação do planeta. Muitas pastorais sociais como a da ecologia, das favelas e a da saúde podem unir forças em torno de objetivos que são comuns como exigir do Poder Público melhores condições de saneamento básico”, afirmou.

Uma das principais propostas apresentadas no encontro, foi sugerir, às paróquias do vicariato, a criação de núcleos da Pastoral da Ecologia para que o debate da CF não seja pontual, mas produza ações permanentes de conscientização e adoção de gestos concretos que melhorem a qualidade de vida, sobretudo para os mais pobres. Um exemplo bem sucedido de Pastoral da Ecologia acontece na Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores, que, há três anos, desenvolve várias iniciativas junto a comunidade como caminhadas ecológicas, campanhas educativas e coleta de óleo de cozinha.

Campanha da Fraternidade 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE 2016) será aberta, oficialmente, pela Igreja no Brasil, no próximo dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, data em que a Igreja inicia, neste ano, o tempo litúrgico da quaresma. O tema escolhido para a reflexão é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

A proposta está em sintonia com Conselho Mundial de Igrejas e também com o Papa Francisco. Ambos têm chamado a atenção para o fato de que o atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, em especial das mais pobres.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) publicou o texto-base da CFE 2016, que será realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo principal é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. Nesse tema e nesse lema, duas dimensões básicas para a subsistência da vida são abarcadas a um só tempo: o cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Além das cinco igrejas que integram o CONIC, somaram forças também: a Aliança de Batistas do Brasil, o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) e a Visão Mundial. Outra novidade é que esta quarta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica será internacional, porque a Misereor, organização dos bispos católicos alemães para a cooperação e o desenvolvimento, integrou-se nesse mutirão.

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Artigo anteriorMuseus Vaticanos: um encontro entre arte e religião
Próximo artigoEucaristia, escola de humildade e serviço, diz o Papa