Neste domingo, 20, a grande festa de São Sebastião na Basílica e em toda Cidade

Programação inclui missa a cada hora – a das 10h será presidida pelo Cardeal Orani Tempesta – e a tradicional procissão às 16h

49575738_321667691777989_5584447848423882752_n
Frei Arles de Jesus, Cardeal Orani Tempesta e Frei João Carlos abrem a trezena de 7 a 19 de janeiro; festa de São Sebastião neste dia 20

Emilton Rocha / Foto: Angela Zolhof

É chegada a hora de festejarmos o dia de São Sebastião, padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Cidade Maravilhosa. Dia 20 de janeiro, domingo, é um dia especial para o carioca e para todo o Brasil, pois o Santo Guerreiro é um dos mais populares do Brasil. No seu dia, ele é celebrado com festas e feriados em centenas de municípios brasileiros.

Na noite de segunda, 7 de janeiro, às 19h, o Cardeal Orani Tempesta abriu a Trezena de São Sebastião no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), cujo tema este ano é “São Sebastião, Vocacionado pelo Amor”. Nesses treze dias, os fiéis estarão vivenciando momentos de preparação para a grande festa do santo padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, no dia 20. Durante esse período, a imagem missionária do nosso padroeiro percorre todo o Rio com momentos de fé, devoção e unidade, que marcam os corações dos cariocas, levada pelas mãos do Cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta.

No dia 20, os horários das missas são os seguintes:

A saída da procissão será às 16h. As missas serão celebradas às 5h, 6h, 7h, 8h, 10h (presidida pelo Cardeal Orani Tempesta), 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e a última quando do retorno da procissão, quando a imagem de São Sebastião será recebida com festa.

A programação da Trezena de São Sebastião na Basílica

08/1 (terça-feira, 19h) – Pastoral: Terço dos Homens – Gesto concreto: Leite em pó

09/1 (quarta-feira, 19h) – Pastoral: RCC/MANNAIN  – Gesto concreto: Café

10/1 (quinta-feira, 19h) – Pastoral: Associações – Gesto concreto: Óleo

11/1(sexta-feira, 19h) – Pastoral Familiar – Gesto concreto: Feijão

12/1 (sábado, 17h) – Pastoral: MESC – Gesto concreto: Fralda Geriátrica

13/1 (domingo, 18h) – Pastoral: EJC – Gesto concreto: Macarrão

14/1 (segunda-feira, 19h) – Pastoral: Congregação Mariana/OFS – Gesto concreto: Farinha de Mandioca

15/1 (terça-feira, 19h) – Pastorais: Dízimo / Clube do Leite – Gesto concreto: Arroz

16/1 (quarta-feira, 19h) – Pastoral: Turano / Com. São José – Gesto concreto: Café

17/1 (quinta-feira, 19h)- Pastoral: Batismo / Jovens / Oficina – Gesto concreto: Óleo

18/1 (sexta-feira, 19h) – Pastoral: Apostolado da Oração – Gesto concreto: Fralda Infantil

19/1 (sábado, 17h) – Pastoral: Liturgia – Gesto concreto: Leite em pó

O significado do Gesto Concreto

Como gesto concreto (gestos de caridade) é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações, como na Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se concretiza pela coleta de alimentos e outros materiais. Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela organização católica, sempre a situações de profundo sofrimento.

Clique 2 vezes na miniatura para ampliar

Artigo anteriorSão Sebastião, Mártir