4 de outubro: missas e bênção dos animais no Dia de São Francisco de Assis

Para celebrar a data, a Basílica de São Sebastião – Capuchinhos conta com uma programação toda especial que teve início com a Semana Franciscana

SaoFranciscodeAssis

Nesta terça-feira, 4 de outubro, é comemorado o Dia de São Francisco de Assis. O santo, que é considerado padroeiro dos animais e das pessoas carentes, é um dos mais conhecidos e admirados, principalmente no âmbito da igreja católica. A humildade e a fé de São Francisco, além da história de dedicação aos pobres, aos animais e a natureza, fez com que ele se tornasse uma figura importante para os fiéis.

A Semana Franciscana, que teve início no dia 26 de setembro na Basílica, será encerrada nesse dia dedicado ao Santo, com três missas solenes, às 7h, 9h e às 18h, e a bênção dos animais, às 10h e às 16h.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.

Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.

Acompanhado dos primeiros discípulos pede autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 funda a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis” e se instala em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe.

Em 1215, o Concílio de Latrão reconhece a “Ordem dos Franciscanos”, que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Inicia uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impõe uma “regra” mais branda para a Ordem.

Em 1224, decepcionado, Francisco deixa a direção da Ordem e junto com três discípulos, opta pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde quer morrer. Durante a viagem, os fiéis correm ao encontro do “santo”.

São Francisco de Assis morre em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, é canonizado pelo papa Gregório IX.

Programação no dia de São Francisco

Missas Solenes: 7h, 9h e 16h