300 anos de Aparecida: Milhares de jovens se encontram no Santuário Nacional esta semana

Romaria_da_Juventude
Jovens unidos em projetos evangelizadores e comemorativos pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Por ACI Digital

Milhares de jovens se encontrarão na Casa da Mãe Aparecida na próxima semana, unidos em projetos evangelizadores e comemorativos pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.

Neste dia 22 de julho, tem início a Semana Missionária promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dentro do projeto Rota 300, que segue até o dia 28. Durante este período, cerca de 2 mil jovens realizarão missões em dioceses banhadas pelo rio Paraíba do Sul nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Durante a Semana os jovens rezam, abençoam as casas e famílias, visitam doentes, dependentes químicos, idosos e escolas”, explicou ao site da CNBB o assessor da Comissão para a Juventude, Padre Antonio Ramos Prado.

A conclusão desta Semana Missionária também marcará o encerramento do Projeto Rota 300, que desde 2015 vem incentivando a participação dos jovens na visita da imagem peregrina da padroeira do Brasil, que está percorrendo as dioceses do país.

O encerramento se dará no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 29 de julho, quando os missionários se unirão a jovens peregrinos de todo o país que estarão participando do JUMI – Juventude em Missão, entre 27 e 30 de julho.

O JUMI é o evento que se propõe a ser o grande momento celebrativo dos jovens neste ano de comemoração pelo tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida. [column size=”one-fourth” title=”O JUMI é o evento que se propõe a ser o grande momento celebrativo dos jovens neste ano de comemoração pelo tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida”][/column]

Durante a programação, os jovens romeiros poderão participar de mais de 60 shows musicais, atividades físicas e caminhadas, além de pregações, missas e momentos de oração e reflexão. Seis módulos no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional proporcionarão atividades simultâneas aos participantes.

Entre as diversas atividades, estará inserido o Hallel Aparecida, evento forte perfil de evangelização pela música, que chega a sua sexta edição no Santuário Nacional.

O Hallel também emprestará ao JUMI seu modelo de estrutura e de acolhida aos jovens, que acontece em espaços temáticos. Haverá ainda espaço para prática de atividades esportivas e debates, além do conteúdo religioso.

O JUMI marcará o ponto alto do projeto Juventude em Missão, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida, que teve início em fevereiro de 2016, com a Caminhada da Esperança.

Naquela ocasião, jovens peregrinaram por 28 quilômetros, desde a Basílica de Nossa Senhora Aparecida até a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, refletindo sobre o ano jubilar que se aproximava. Desde então outras duas caminhadas foram organizadas, além da realização do Hallel Aparecida e da acolhida de duas Romarias da Juventude no Santuário Nacional, neste período.

Artigo anteriorRio de Janeiro foi a primeira viagem internacional de Francisco: JMJ 2013
Próximo artigoJMJ Panamá 2019 anuncia sede oficial dos atos centrais