Sabia que o cappuccino foi inspirado em uma ordem religiosa?

O nome da bebida é uma clara referência ao hábito usado pelos membros dessa ordem

fradesO cappuccino – uma mistura de café expresso e leite vaporizado – é, provavelmente, uma das bebidas mais famosas do mundo. Mas muitos de nós talvez não saibam que o nome dessa bebida remonta aos frades capuchinhos, um movimento iniciado na Itália do século XVI.

Fundada em 1525 por Matteo Bassi, a ordem capuchinha era uma descendência do movimento franciscano que se dedicava a redescobrir os valores originais de pobreza e simplicidade que inspiraram São Francisco no século XIII. Os capuchinhos escolheram um hábito marrom simples com capuz e cinto de cordão branco. As crianças locais passaram a chamá-los de “cappuccini” (o equivalente a “capuz”, em italiano) para zombar de seus longos capuzes pontudos. Hoje, estima-se que existam 11.000 frades capuchinhos e um dos santos capuchinhos mais notáveis ​​é o Padre Pio.

A origem do termo

A data exata em que o termo “cappuccino” foi usado pela primeira vez para descrever a bebida é menos clara. Alguns argumentam que suas origens remontam aos anos 1680, quando o imperador austríaco Leopoldo I tomou um frade capuchinho, Marco D’Aviano, como confidente. Foi quando as cafeterias vienenses começaram a fazer o café “kapuzin”. Outros argumentam que o termo se originou na Itália dos anos 30, quando a invenção da máquina de café expresso tornou possível a versão moderna do “cappuccino”.

De qualquer forma, o nome da bebida foi claramente inspirado no hábito dos capuchinhos, cuja cor é muito parecida com a do cappuccino.

Fonte: Aleteia

Artigo anteriorPapa Francisco celebra 51 anos de ordenação sacerdotal
Próximo artigoSanto do dia 14 de dezembro / SÃO JOÃO DA CRUZ